Seja seu colega de trabalho, supervisor, gerente, seu vizinho ou seu filho, às vezes as pessoas podem ser extremamente difíceis. Se você já teve que lidar com pessoas difíceis que mostraram ter toneladas de resistência, então sabe que as coisas podem escapar do seu controle rapidamente.

Durante minha jornada empreendedora apanhei muito para aprender a reverter situações de conflito, e uma coisa infalível que aprendi em calorosas discussões é que sempre, sempre, sempre há pontos em comum entre as partes, independentemente da situação.

Então, como usar isso ao seu favor? Como neutralizar a outra pessoa com classe? Como atravessar e dissolver a resistência que está bloqueando o relacionamento?

Eu imagino que você queira ter seu ponto de vista aceito, mas não quer labaredas de uma discussão calorosa, certo? Então o primeiro passo, numa discussão é saber o que você está enfrentando. Pense estrategicamente se quiser avançar e tirar o melhor proveito de sua situação. E o segredo neste processo é parar, pensar e fazer o inesperado.

Inclusive eu liberei uma aula completa sobre como reagir às avaliações negativas no Facebook e outras mídias sociais, transformando clientes aborrecidos em defensores leais da sua empresa.

Bom, continuando sobre como lidar com pessoas difíceis, a seguir as dicas mais valiosas (fáceis) e eficazes para vencer este momento turbulento.

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1. Aprecie

Você ficará surpreso com o efeito que essa ação simples causará. Saiba que uma das razões comuns pelas quais as pessoas apresentam resistência é porque não se sentem ouvidas ou compreendidas. Aprecie e ouça para fazer a outra pessoa sentir-se importante e significativa, este é o caminho mais rápido para conquistá-la.

O que dizer? Exemplo: Tudo bem, eu te entendo e talvez na sua posição também expressaria a mesma indignação.

2. Pense como eles

Imagine que você esteja do outro lado, vestindo aquela roupa e aquele calçado. O que a outra pessoa quer? Se você estivesse na situação dela, o que sentiria? Essa dica levará você longe porque a maioria das pessoas veêm apenas o ponto de vista delas e não conseguem de forma alguma sair do espaço e encorporar a outra pessoa por um momento. Treine, isto é aprendido e aperfeiçoado. Os grandes solucionadores de problemas podem e as vezes mudam de perspectiva.

Me lembro que dias atrás li sobre como desenvolver relacionamentos na vida profissional e pessoal, um artigo genial da Suely Buriasco.

 

3. Não resista

O que você resiste, persiste. As pessoas tendem a resistir mais a você quando você resiste. Espere um tempinho para ter uma visão panorâmica do ponto de vista da outra pessoa e faça perguntas para aprofundar ainda mais seu entendimento sobre o ponto de vista alheio (e acene positivamente com a cabeça – sim – confirmando que você a entendeu).

O que dizer? Exemplo: Interessante isto que você disse. Por favor fale mais mais sobre bla bla bla…

 

4. Ao ouvir, incline ligeiramente a cabeça.

Nos comunicamos não é apenas através de palavras, mas também com a linguagem corporal. Quando você inclina sua cabeça ligeiramente, as pessoas se sentem ouvidas. Além disso, esse truque irá ajudá-lo a escutar mais intensamente e manter o foco na pessoa. Ela perceberá isso e reduzirá os bloqueios mentais contra seus argumentos.

 

5. Qual será seu resultado?

Antes de iniciar uma calorosa comunicar ao lidar com pessoas difíceis, pare e pense sobre como você quer se sentir com o resultado favorável (alívio). Além disso, saiba como deseja fazê-las sentir (apreciadas). E finalmente, seja flexível (assim como você quer que eles sejam, também) ao supostamente perder uma discussão aprecie a derrota para aprender mais sobre um novo ponto de vista que você desconhecia, é exatamente isso que as pessoas de sucesso fazem.

 

6. Esteja aberto à uma lição maior

Na maioria das vezes, ceder-se numa discussão pode proporcionar uma grande experiência se você souber apreciar a derrota e ganhar uma lição de vida muito maior e pronta para ajudar no desenvolvimento seu potencial humano. Pessoas difíceis devem ser vistas como objeto de estudo e talvez deixá-las pensar que venceram pode ser sua maior vitória. Isto deixa bem claro como você consegue se relacionar com pessoas em geral, e a sua capacidade incrível de gerar conflitos e como supera-os. Esteja aberto à lição que é maior do que a própria situação que você se meteu.

Eu gosto muito deste artigo do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) que ensina a importância de assumir seus erros no ambiente de trabalho. Simplesmente fantástico!

 

7. Use a influência estratégica para lidar com pessoas difíceis

Ao lidar com pessoas difícil há uma estratégia poderosa. Descubra quem influencia a pessoa difícil e veja se eles podem ajudá-lo a se relacionar com ela. Pense fora da caixa e saiba que existem muitos caminhos para levar você para onde quer ir.

 

8. Construa uma ligação

Às vezes, você pode mudar o assunto e concordar com algo totalmente diferente do assunto em questão, a fim de criar um vínculo primeiro. Lidar com pessoas difíceis requer, as vezes, que crie até mesmo um vínculo negativo como parte do truque, mas tenha cuidado para não criar um hábito de ligação negativa. Cuidado mesmo!

 

9. A mágica de ser suscinto

Não alimente negatividade. Grandes respostas e longos e-mails podem piorar uma situação que já é difícil. Então não invoque o comportamento da pessoa com uma grande resposta, mas sim com calma, com cuidado. A pessoa não se sentirá defensiva, mas compreendida.

 

10. Quebre o padrão

É engraçado como muitas vezes as pessoas se comportam como robôs. Nós entramos numa espiral e começamos a reagir de forma automatizada. Portanto ao lidar com pessoas difíceis, entenda que isso pode estar acontecendo com você ou com ela – estão bitolados – e o grande truque é fazer uma pergunta completamente fora do assunto.

Isso resetará até certo ponto a automatização e irá introduzir um novo cenário mental na conversa. E você ainda pode contornar a situação de forma mais proativa, ao invés de manter a defensiva.

 

Caso você seja empreendedor e tenha um negócio próprio, talvez queira também descobrir as novas técnicas para encantar clientes que revelei na última semana.

 

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