Opa, tudo belezura? Então hoje vou ensinar você a vender pelo WhatsApp passo-a-passo. 

Você pode até pensar, eu já sei como funciona. Converso com meus pais, irmãos, amigos, grupos de família, faço ligações “grátis” e etc.

Mas você precisa saber mesmo é como este aplicativo fantástico pode alavancar suas vendas e aumentar seu lucro líquido rapidamente.

Primeiro quero que pense naquela oferta ou promoção que você fez e não deu nada, fracasso total. Você tentou anunciar na rádio, publicou no Facebook, postou no Instagram e tentou até distribuir panfletos do jeito certo. Mas alavancar as vendas que é bom mesmo? Nada, continua razoável!

A boa notícia que tenho é que através do WhatsApp você poderá reforçar muito, mas muito mesmo, suas campanhas de marketing. Este aplicativo super presente na vida dos brasileiros poderá acelerar a divulgação das suas ofertas. Gosto de dizer que é tal como colocar fermento num bolo, o que acontece? Ele cresce.

Mas porque vender pelo WhatsApp pode ampliar tanto os meus resultados? Na verdade é bem simples, o WhatApp permite uma interação muito mais próxima, ou seja, a taxa de abertura da mensagem é muito maior que e-mail e o grau de absorção é maior que panfleto.

 

O que devo fazer para começar vender pelo WhatsApp?

O primeiro passo é você construir seu maior ativo: Lista de Clientes.

Realizar o cadastro constante de cliente é uma regra de ouro no mundo dos negócios hoje, você pode ser um alfaiate trabalhando informalmente em casa, não importa, faça seu CADASTRO DE CLIENTES. É o um tesouro!

Se você ainda não cadastra seus clientes regularmente então pode estar muito atrás de seus concorrentes. Até o Zé Pelé do Buteco da Cebola que cadastra seus clientes promíscuos, tem um negócio mais consistente que o seu (se você não cadastra).

Mas porque é tão importante?

Quando você tem uma base atualizada de clientes (ou lista ou planilha de clientes), em poucos cliques você insere-os dentro do seu ecossistema de marketing, também conhecido como circuito de marketing.

Você deve compor seu próprio circuito de marketing, e geralmente para pequenas empresas ele consiste em:

Para a grande maioria das pequenas empresas brasileiras, este é o circuito de marketing ideal e perfeito.

Então, recapitulando:

  1. Você tem seu cadastro de clientes atualizado;
  2. Tem um circuito de marketing definido (mídias de atuação).

Agora você deve instalar sua lista ou base de clientes em seu circuito de marketing, encontre-nos e coloque-os no centro da sua máquina de vendas (ecossistema).

Seu circuito de marketing deve conter as mídias que vão estar presentes na memória do seu cliente, depois é só vender pelo WhatsApp.
Seu circuito de marketing deve conter as mídias que vão estar presentes na memória do seu cliente, depois é só vender pelo WhatsApp.

Embora você possa fazer isso em várias mídias, como por exemplo, sua página no Facebook pode direcionar anúncios somente para sua lista de clientes, assim eles receberão ofertas exclusivas (seus concorrentes nunca saberão) e ainda poderá atingir pessoas semelhantes à eles, seja familiares, amigos ou que tenham os mesmos interesses.

Fantástico isso, não? Isso gera um resultado incrível ao vender pelo WhatsApp.

Ah! Como dica bônus eu recomendo que você assista esta aula para aprender a distribuir panfletos estrategicamente com detalhes precisos sobre o local, dia da semana e horário ideal para entregar seus panfletos.

 

Passo-a-passo para vender pelo WhatsApp?

Depois de você fazer tudo isso acima, chegou o momento do golpe final. Use o recurso “Lista de Transmissão” do WhatsApp para comunicar aos seus clientes de forma mais íntima.

A grande sacada da lista de transmissão é simples e poderosa.

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Você simplesmente envia sua mensagem para a Lista de Transmissão e todos os contatos cadastrados naquela lista receberão individualmente. Pouca gente sabe disso!

Eu recomendo que você comunique comunique com sua lista semanalmente ou a cada 15 dias, para não ficar tão chato. O pulo-do-gato é não divulgar apenas ofertas, mas também avisar em primeira mão que novos produtos que chegaram (se você vende bolsas, roupas, calçados e etc.) ou simplesmente avisar que está rolando um desafio na sua página no Facebook (insira o link) e assim você começa a conectar os pontos do seu circuito de marketing.

No segmento de serviços você pode enviar vídeos curtos de depoimentos de clientes ou apresentar o resultado final (antes e depois) de um serviço bem executado. Como por exemplo, no mercado de beleza, uma clínica de estética, maquiadora ou manicure, pode enviar uma foto com novo modelo de unhas decoradas, maquiagens de noivas (antes e depois) e outros lançamentos da semana.

 

Se receber muitas dúvidas, bom sinal.

Quando você consegue despertar dúvidas, então quer dizer que despertou interesse. Portanto ao receber uma enxurrada de perguntas, dedique-se à resolver todas elas, matar todas as objeções e demonstrar autoridade no assunto. Quando você mata objeções, você começa vender pelo WhatsApp.

O cliente apenas não compra, quando tem objeções. Cliente informado é cliente seguro, e cliente seguro é cliente comprador. Elimine todas as dúvidas e as vendas vão acontecer naturalmente.

A minha sugestão é que você crie áudios respondendo as dúvidas mais comuns – objeções primárias – como por exemplo:

Este scarpin é vermelho, ele desbota?

Gostei desta maquiagem ela ficaria bem em mim, com cabelo curto?

Assim os áudios poderão ser reenviados para várias pessoas e elas adorarão ouvir a sua voz.

Sua voz é importante porque ela tem muito valor: afinal você é o dono da empresa. Mesmo que seja seu time de vendas e atendimento enviando seus áudios, é a sua voz e ela vende muito mais.

 

Saiba quando o cliente entra na reta final para comprar

O próximo ponto são as objeções avançadas, geralmente vêm disfarçadas de dúvidas específicas, e quando elas aparecem é sinal de que o cliente está bem próximo da decisão de compra. Seguem alguns exemplos de dúvidas finais (objeções avançadas):

Este scarpin tem número 36?

Tem horário para manicure amanhã?

Estas objeções são dúvidas declaradas de que a cliente está na reta final da compra e vou te ensinar como acelerar a decisão de compra utilizando 02 gatilhos mentais poderosos:

  • Gatilho da escassez;
  • Gatilho do compromisso e coerência.

Quando alguém faz uma objeção avançada, como:

“Tem esta bota no tamanho 38?”

Então você poderia responder da seguinte forma:

Eu preciso conferir, mas acho que acabamos de vender a última¹. Eu posso conferir meu estoque, caso eu encontre mais um par, posso reservar para você²?

  1. O estoque esgotado demonstra que o produto está disputado. E todos nós sabemos que apenas coisas melhores e mais bonitas são disputadas.
  2. Ao firmar o compromisso da reserva, as chances do cliente comprar de fato o produto aumentam consideravelmente pois todos nós, seres humanos, queremos ser coerentes ao esforço incondicional do próximo.

Enfim, o uso da lista de transmissão para vender pelo WhatsApp não é tão novidade assim, já existem centenas de empresas e inclusive dentre estas, estão todas as empresas que nós assessoramos na Atlanton – Agência de Marketing & Estratégia.

 

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Se você ainda não tem um negócio próprio, compartilhe esta aula com algum empresário da família ou amigo e ajude esta pessoa a alavancar suas vendas e ter um negócio de sucesso.

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