No decorrer dos anos, o uso de vídeos nas mídias sociais tem aumentado exponencialmente. Mas hoje meu intuito é mostrar como conseguir clientes pelo Facebook (também é válido para outras redes sociais) com um novo formato de vídeo que aumentará seu poder de atração no Facebook.

Posicionar negócios com vídeos verticais é o grande truque do momento, foi fazendo isso que basicamente conseguimos 02 novos contratos numa média de R$ 24.000 cada e um total de quase R$ 50.000. Fizemos 02 vídeos verticais na página da nossa agência de marketing e através deles tivemos acesso à 02 prospectos super interessados em nossos serviços.

Mas não apenas conosco, diversos negócios que assessoramos tem obtido um excelente ‘buzz’ nas mídias sociais com vídeos verticais, tais como: pizzarias, sorveterias, lojas automotivas, imobiliárias, agências de turismo, corretoras de seguros e várias outras.

Por isso acho justo explicar porque as empresas anunciantes que assessoramos no marketing digital vão cada vez mais, conseguir clientes pelo Facebook com vídeos verticais. Eles vendem muito e vou te explicar em 06 etapas, porque e como seu negócio deve fazer vídeos verticais para o marketing de mídias sociais em 2018 para conseguir clientes pelo Facebook e outras redes sociais.

1) As pessoas usam verticalmente seus telefones

Obviamente, mas importante! Todo e qualquer movimento mínimo que o usuário tenha que fazer pra ter acesso ao seu conteúdo, torna-se uma barreira. Então evite qualquer dificuldade.

Por décadas a TV e o cinema dominaram e exigiram que os vídeos fossem vistos horizontalmente para a melhor experiência. Então, além de todas as mudanças que os smartphones causaram no mundo, estão historicamente condicionando os produtores de conteúdo entregarem vídeos verticais, e faz todo sentido pois conheço várias pessoas (como minha sogra, por exemplo) que tem a orientação da tela desativada, ou seja, permanece todo o tempo na vertical. 

Veja o resultado da pesquisa realizada pela Movbile Overview Report que fornece dados sobre as tendências de uso dos dispositivos móveis, e na página 08 você perceberá que os usuários mantém seus smartphones 94% do tempo na vertical. Eis a oportunidade para explorar e conseguir clientes pelo Facebook, Instagram e Twitter.

Aprenda conseguir clientes pelo Facebook com vídeos verticais
Esta é a grande chave para conseguir clientes pelo Facebook com vídeos verticais [Crédito de Imagem: Form Meets Function] (http://formmeetsfunction.com/portfolio/vervid/)
Então com as pessoas usando seus dispositivos verticalmente durante todo o tempo, faz sentido que os conteúdos com este formato atraiam mais atenção e ganhe o tempo do usuário. 

2) Os brasileiros estão acessando cada vez mais as mídias sociais pelo celular

A grande maioria dos aplicativos móveis são projetados para uso na posição vertical, e o que acho mais interessante é que segundo o Ibope 80% dos brasileiros usam o smartphone para acessar a internet e, inclusive, 54% para as redes sociais (isto em 2015, creio que atualmente este número é muito maior). Então meu conselho – que inclusive sigo intensamente e tem trazido resultados fantásticos – é que seu conteúdo seja construído de forma que atenda melhor seus consumidores de conteúdo.

Para conseguir clientes pelo Facebook ou qualquer outra mídia sociais (inclusive WhatsApp), facilite a experiência do usuário não exigindo que ele faça qualquer movimento extra (que pode ser descartado) para interagir com seu conteúdo.

3) As redes sociais adoram vídeos verticais

Segunda a Digitalks, os vídeos verticais são tendência das campanhas mobile pois os consumidores estão 39% mais suscetíveis a uma opinião favorável da marca anunciada.

Para conseguir clientes pelo Facebook, Linkedin, YouTube, Instagram e outras redes sociais é importante acompanhar as tendências de usabilidade. Atualmente (dezembro de 2017) a exibição de vídeos verticais 2017 nos aponta uma mudança interessante na postura das mídias sociais:

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)
  • Facebook: osvídeos verticais não tem tarjas pretas.
  • Instagram:também não tem tarjas pretas em vídeos verticais.
  • Snapchat: osvídeos verticais também não tem mais bordas pretas.
  • Twitter: novamente osvídeos verticais não tem bordas pretas.
  • YouTube:o principal player de vídeo do mundo, em sua versão Android, já oculta as bordas pretas quando o dispositivo é mantido verticalmente e o vídeo é visualizado em tela cheia.

Todas as principais redes sociais – mesmo o YouTube – estão abraçando este formato. Então que tal aumentar o número de visualização, alcance e engajamento nos seus vídeos para conseguir clientes pelo Facebook.

Ah! Não posso esquecer de citar que vídeos ao vivo (lives) tem mais sucesso quando são transmitidos verticalmente, assim os espectadores não precisam girar o telefone e com recursos vitais poupados eles estão mais tendenciosos a envolverem com reações positivas, incluindo comentários.

Um próprio representante do Facebook declarou em agosto de 2016 na Marketing Land (ao invés de cortar vídeos verticais mantendo os quadrado):  “Sabemos que as pessoas desfrutam de experiências mais imersivas no Facebook, então percebemos que está aumentando o volume de vídeos verticais no Feed de Notícias dos usuários.” E Facebook quer, óbvio, que as pessoas permaneçam em seu site, logo ele fará o que puder para atender às suas necessidades.

No ano passado foi a vez do Instagram (famoso pelo seu formato quadrado) lançar o formato de vídeos verticais.

4) Os anúncios com vídeo verticais se convertem melhor

Os anúncios com vídeo verticais também estão crescendo e ajudando pequenas empresas na missão de conseguir clientes, inclusive minha agência de marketing – Atlanton – tem explorado os vídeos verticais para favorecer nossos anunciantes. Os vídeos são mais emocionantes, mas quando você permite que o usuário assista com um toque e nada mais (sem girar tela, aumentar volume e qualquer outro esforço adicional) então o anúncio em vídeo se torna incrível. Além disso, se você ocupar toda tela do smartphone do seu usuário com um vídeo vertical ele não irá se distrair com outras informações na tela.

Conseguir clientes pelo Facebook com vídeos verticais - Anúncios convertem melhor
Vídeos verticais (2:3) vs. horizontais (16:9)

O Snapchat, que liderou a revolução do vídeo vertical nas mídias sociais, relatou que as taxas de conclusão de anúncios de vídeo vertical e em tela cheia, eram 9x maiores do que as de anúncios de vídeo horizontais.  Uma pesquisa do próprio Snapchat também mostra que os anúncios de vídeo vertical atraem 2x mais atenção dos usuários.

Meu time da Atlanton pode confirmar isso, pois não é incomum vermos o tempo todo vídeos verticais das empresas que assessoramos terem taxas de COM 3x mais altas que outros anunciantes que preferem vídeos tradicionalmente horizontais para atrair clientes.

5) As pessoas/clientes são preguiçosos

Vou falar baixo, mas é verdade, inclusive na condição de cliente, também me incluo. Imagine o seguinte: quando os usuários estão deslizando através de sites móveis ou do feeds de alguma mídia social, eles esperam que a experiência seja perfeita (que encaixe em sua tela sem o mínimo esforço adicional). Então se o seu vídeo é reproduzido na horizontal, não serão muitas pessoas que vão fazer um esforço extra girando o smartphone 90° e ainda tocar para assistir em tela cheia. É super preguiçoso, eu sei, mas é a verdade. Como anunciante, isso significa que você está perdendo o preenchimento da tela de um usuário com seu anúncio e mantendo toda a atenção dele de forma imersiva.

Uma ex-produtora de vídeo do New York Times, Zena Barakat,  passou um ano pesquisando sobre vídeo vertical. Ela descobriu que muitas pessoas não giram seus telefones para assistir os vídeos horizontais em tela cheia.

6) Como fazer o vídeo vertical perfeito para conseguir clientes pelo Facebook e outras mídias sociais?

Agora, deixe-me esclarecer que você não vai simplesmente girar a câmera e começar a gravar em proporção 9:16 em resposta ao formato widescreen 16:9 porque isso não irá funcionar perfeitamente.

Conseguir clientes pelo Facebook e fazer o vídeo vertical perfeito

O formato oficial adotado, inclusive pelo Facebook, para vídeos verticais com preenchimento total da tela e imersão total da experiência do usuário é 2:3.

Como eu sei que apenas os números da proporção talvez não ajudem produtores leigos, então vou sugerir uma dimensão da tela – que inclusive eu uso muito – de 720×1080.

Estou produzindo vários anúncios e conteúdo orgânico nesta proporção e os resultados são atômicos.

Quer ajuda para aplicar na prática?

Me convide para ajudar você alavancar seu negócio (mesmo que ele ainda não exista) posicionando-o irresistivelmente no mercado. Há várias formas que eu posso te ajudar, seja por meio da Atlanton – minha agência de marketing para pequenas empresas – ou através de parceriaspalestras ou da famosa Maleta Preta (requer convite, obtenha o seu aqui).

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)