Ganhar aumento salarial é pensar numa na sua conta bancária mais gorda ($$$$). Viagens inesquecíveis de férias com a família. Reconhecimento profissional e felicidade plena. Tudo isso é possível? Sim, é claro e vou te mostrar passo-a-passo.

Eu te garanto que você pode ter uma conta bancária mais saudável e oferecer uma vida melhor aos seus dependentes.

Primeiro, veja que curioso, uma pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association) revelou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. Segundo a pesquisa, a insatisfação em 55% dos casos tem a ver com reconhecimento, em 28% com excesso de tarefas e em 17% com problemas de relacionamento.

A estratégia é não se prender aos 72% que estão insatisfeitos, mas sim aos 28% que estão satisfeitos. Qual é o segredo? O que fazem e como fazem? Independente da empresa que você trabalha, ter um aumento salarial é um desafio com solução definitiva e eu vou te mostrar claramente como alcançá-la numa maratona de apenas 09 dias.

Eu sou empresário atuo com vários negócios, então o que vou te ensinar é como atingir o coração da empresa e tornar-se um colaborador valioso e indispensável.

A essência da sua escalada é simples e chama-se: RESULTADOS. Vou te ensinar a gerar mais resultados em menos tempo e com menor esforço.

Digamos que você foi contratado e seu cargo requer que você faça 08 atividades principais. Cada uma das atividades geram 10 unidades de resultado (exemplo fictício que vamos chamar de UR = Unidades de Resultado) para a empresa, ou seja você deve gerar 80 URs para a empresa, certo?

Agora veja ao lado como as pessoas – seus colegas de trabalho do mesmo cargo – se arrastam para entregar pelo menos 70% do que a empresa espera. Alguns deles até conseguem entregar 100% das URs que a empresa propõe mas muitos deles não vêm uma perspectiva de melhora e tampouco um reconhecimento da empresa, mas porque isso acontece?

Bom, eu vou te ensinar como aumentar receber aumento salarial em 09 dias revelando um ponto-chave que vai afetar seu patrão, gerente, supervisor, enfim… seus líderes. “Você gerando resultado com métodos mais eficazes, ou seja, descobrindo como entregar 110% do resultado esperado em menos tempo e esforço”.

Muito dirão que é impossível e vão arrumar uma pilha de desculpas, defender que na sua empresa é diferente e o sue trabalho é uma rotina engessada e ponto. Eu respondo:

Quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma desculpa.

Agora prepare-se para sua maratona de otimização e alta performance profissional em 09 dias cíclicos. Antes de mais nada compre um pequeno caderno de bolso – recomendo a Moleskine – e mantenha-o sempre com você.

1º DICA BÔNUS: Quando seu líder ver você anotando nele, saiba que ele já o terá como uma pessoa diferente e caso te pergunte o que é este caderninho, simplesmente responda: “Estou buscando meios de melhorar a produtividade para trazer mais resultados para a empresa“. É bem provável que ele irá ter um orgasmo silencioso embutido quando ouvir isso. (rsrs)

Ok! Seu caderno de bolso será seu diário de bordo e, literalmente, o seu passaporte para um novo e abundante salário.

 

1º Dia – Elimine toda distração

Na grande maioria dos casos você pode reduzir em até 80% o tempo e esforço para chegar a um mesmo resultado. Isso fará com que você consiga ter mais tempo para criar novas condições, métodos e habilidades para aumentar os resultados que você entrega.

Transforme seu dia de trabalho num jogo, monte seu plano de jogo, cronometre e saiba quanto tempo leva cada tarefa, estabeleça uma meta para redução de tempo e elimine as distrações. Esqueça tudo que tire você do foco: conversas afiadas, fofocas, whatsapp, face, insta, candy crush e bla bla bla, você sabe muito bem do que estou falando.

Faça no seu diário de bordo 01 tabela com 03 colunas, declare em cada linha uma atividade-chave, o tempo atual que você leva precisa para realizá-la e a meta (tempo que se propõe a realizá-la).

Veja neste exemplo superficial de um designer gráfico.
Veja neste exemplo superficial de um designer gráfico.

Enquanto isso numa outra folha liste – sinceramente – as principais distrações que você está tendo ao longo da sua jornada de trabalho. Elimine-as!

Bata seus próprios recordes, estude como reduzir ao máximo o tempo para realizar cada atividade-chave.

 

2º Dia – Otimização do tempo

Se começar a sobrar dia no final do seu trabalho, não apavore. Comece a desfrutar deste tempo para descobrir novas formas de inovar, modificar, reordenar e atualizar o formato de trabalho para que ele possa render ainda mais com menor tempo e esforço.

Se o seu líder encher seu saco por você estar anotando demais as coisas em seu caderninho, deixe claro para ele que há uma diferença entre ser produtivo e manter-se ocupado, e diga que você está colocando em prática o que leu nos livros:

Deixei claro que você vai ler eles, certo? E então deixe seu líder ciente de que cada minuto do seu tempo – supostamente ocioso – está sendo dedicado à descobrir novas atividades que gerem mais resultado para a empresa.

Estas últimas palavras do parágrafo anterior fazem os olhos de qualquer líder brilhar: “gerar mais resultados para a empresa”. Se seu líder não brilha os olhos ao ouvir isso, então ele já está, tecnicamente, abaixo do seu nível de performance (pelo menos mentalmente).

Desenho no seu caderninho agora um asteroide conectando os pontos para tentar descobrir quais dos pontos são menos revelantes para gerar resultados (geralmente eles recebem menos conexões).

Embora seja um exemplo prático (designer gráfico) ficou claro que a etapa em destaque deve ser excluída.

3º Dia – O plano de jogo do aumento salarial

Você precisa saber quem são as pessoas envolvidas no jogo do seu aumento salarial, liste todas elas:

  • Quem são as pessoas que pagam seu salário indiretamente? Em outras palavras, os clientes da empresa.
  • Quais os principais concorrentes da empresa que você trabalha? Investigue sobre como é feito o seu trabalho naquela empresa, descubra os pontos fortes e fracos, anote no diário, analise e copie o modus operandi que realmente funciona e descarte o resto.
  • Quais as pessoas precisam perceber o impacto positivo que você estará causando nos resultado da empresa?
  • Quais pessoas são/serão apoio para você otimizar a entrega do resultado em menor tempo?
  • Quais pessoas deverão ser feitas parcerias para que elas contribuam – diretamente e indiretamente, sabendo ou não disso – para sua escalada rumo ao seu aumento salarial.

Anotou tudo? Ótimo! Agora você precisa redefinir as regras do jogo. Um bom empresário sabe que tudo pode ser melhorado, os processos, os produtos e as pessoas. Descubra se o seu patrão pensa desta maneira.

As regras do jogo de todo negócio são: “Porque isso é feito deste jeito? Há como fazer diferente e melhor?”, se você pensa assim mas a pessoas para quem você trabalha não pensa assim, então você deveria ser o patrão e não o empregado.

Lembre-se, todo mundo via as maçãs caindo da árvore. Mas apenas Isaac Newton se perguntou: Porque?

Mergulhe nas regras do jogo, e saiba como melhorar os processos para você ganhar tempo. Um objeto fora do lugar, desorganização das ferramentas de trabalho (talvez reordenar, mudar de lugar), rever rotas de deslocamentos, fatores impeditivos que bloqueiam o fluxo dos processos e etc.

4º Dia – Automatização

Descubra como automatizar alguns processos repetitivos, e não estou falando apenas de máquinas e processos informatizados – é claro que isso é indispensável também – mas também estou falando de automatização humana.

Faça seu cérebro automatizar algumas atividades, como por exemplo:

  • Todos os dias eu pego o catálogo amarelo que fica na terceira gaveta do primeiro arquivo.
  • Todas as terças, às 11 horas, eu entro na sala do servidor localizo a pasta que está no diretórioxyz‘ abro o arquivo, atualizo e salvo.

O segredo está nas palavrinhas sublinhadas. Manter uma rota pronta das coisas de uso recorrente, em lugares padrões e de acesso adequado (fluido). A organização por si já ajudará você ganhar até 40% a mais do seu tempo.

5º Dia – Revisão e testes

Agora com um novo plano de jogo, as distrações eliminadas e processos repetitivos automatizados com base na organização mental. Faça um treinamento, teste e anote o desempenho:

  • Qual a redução de tempo obtida para gerar os mesmos resultados que antes?
  • Quais os esforços desnecessários eliminados?
  • Quais as atividades automatizadas aceleraram o tempo de realização?
  • Onde gasto mais tempo e esforço?

6º Dia – Liderança

Talvez você ache que precise estar posicionado num cargo superior para liderar, então meu conselho é: “pare de mentir para si mesmo”.

Liderança consiste basicamente em servir, de qualquer forma, as pessoas que estão ao seu lado. Quando você abre a porta para alguém, ajuda um novato, pega o lixo no chão e coloca na lixeira você está servindo às pessoas e também à empresa.

Liderar é servir, se você serve então você lidera pelo exemplo.

Liderança não tem nada haver com apenas ‘dar ordens’, e por falar em gente que dá ordens, comece e a ler bons livros de liderança, não apenas para aprender sobre o assunto mas principalmente para pensar como seu líder pensa. Isso faz com que você saiba exatamente o que ele está pensando, uma estratégia poderosa. Leia:

  • 07 hábitos de pessoas altamente eficazes
  • O desafio da liderança

7º Dia – Seja esponja, não pato!

Queê? Tá doido homem? Do nada eu venho com esponja e pato, loucura né? A definição é simples:

Esponja = Absorve

Pato = Impermeável

Qualquer aumento salarial arrasta consigo novas responsabilidades, as pessoas tem um senso comum de fujir das responsabilidades para evitar erros, falhas e críticas. Vou te ensinar a repetir uma frase poderosa para combater os críticos:

“Desculpe-me, você tem razão! Mas eu sei que você sabe que para inovar é preciso não ter medo de errar, eu não tenho. Estou errando tentando acertar e, de qualquer forma, obrigado por ajudar-me.”

Nas minhas empresas todos tem permissão para errar uma vez em cada tentativa de inovação. Isso gera senso de aprendizado e inibe o medo do erro.

A diferença entre seu salário e a remuneração do seu patrão está basicamente na proporção do medo de errar. Sabia disso? Analise a situação, busque opiniões e arrisque. Pedir perdão é melhor que pedir permissão.

Absorva responsabilidades, principalmente em momentos oportunos que lhe pedirem para fazer algo novo ou fora da sua zona de conforto. Seguem algumas respostas matadoras que vão fazer os olhos dos líderes brilharem:

Se você sabe como fazer, diga: Considere feito!

Se você não sabe como fazer, diga: “Não estou certo de que posso fazer o melhor disso, porque ainda não fiz, mas pode contar comigo. Vou aprender e portanto, considere feito.”

E pare de ficar falando que algo pode dar errado porque você nunca fez aquilo. Se der errado, admita depois de feito e diga que vai fazer cada vez melhor.

8º Dia – Seja o especialista

Especialistas tem mais valor, independente se é a copeira ou faxineiro. Aprimore suas habilidades em processos específicos e busque formas de ser o melhor naquilo. Fazer uma coisa nota 10 é melhor que fazer várias nota 06.

Se você for inteligente irá aprender a aprender, ser um eterno aprendiz. Participe de treinamentos, workshops, leia livros, assista vídeo-aulas no YouTube, curta páginas no Facebook que compartilhem dicas e instruções sobre o que você faz, enfim… esteja cercado de pessoas, materiais e eventos que vão tornar você um especialista.

A grande sacada é que um especialista sem os hábitos criados nos 07 dias anteriores não são interessantes para a empresa, e ela não hesitará quando tiver que dispensá-los (mesmo sendo bons no que fazem, entenda isso).

No entanto, se você cultivar os hábitos dos 07 dias anteriores e aprimorar suas habilidades tornando-se um especialista num determinado processo, você se tornará valioso porque além de ser bom no que faz você se auto-gerencia para obter mais resultados em menor tempo e com esforço reduzido.

É cíclico – loop – não pode parar nunca.

Tudo pode ser melhorado: o seu jeito de fazer, o modo como pensa e as metas que propõe. E se você entende isso então estará em constante aperfeiçoamento.

9º Dia – Avante, consiga seu aumento salarial!

Pegue seu diário de bordo e a partir dele você seguirá os passos a seguir, exatamente nesta ordem:

  1. Extraia tudo é relevante no diário de bordo e gere um relatório utilizando um editor de textos.
  2. Formate bem o relatório, porque é isso que vai fazer com que seu líder respeite mais seu documento.
    • Coloque a logotipo da empresa. Você pode pegar no site dela ou descobrir qual designer ou gráfica que criou e obtê-la.Impressione-os mostrando que você arruma um jeito, não uma desculpa.
    • Coloque títulos, subtítulos para cada seção (assunto) e também utilize tópicos, eles facilitam a leitura.
    • Utilize gráficos (no Word é fácil criá-los) isto vai acende uma chama viva no coração dele.
    • Utilize fontes serifadas (Times New Roman, por exemplo) pois vão empoderar seu relatório. Nunca nem pense em Monotype Cursiva ou Calibri.
  3. Imprima seu relatório.
  4. Compre uma pasta de orelha numa papelaria, sim você fará isso. É obrigatório e agrega 7x mais poder ao conteúdo do seu relatório.
  5. Grampeie seu relatório na pasta e pronto.

Hoje é dia de apresentar o relatório e lembre-se você precisa estar acompanhado do seu diário de bordo. Ele é a prova de que seu relatório é baseado em fatos e que você o construiu ao longo dos dias. Isto é importante porque todo líder sabe que o melhor feedback vem de 02 frentes:

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)
  1. Quem compra, o cliente.
  2. Quem coloca mão-na-massa, você.

Um dos conselhos que te dou é que não aborde pensando em receber aumento salarial como recompensa única. Talvez isso não acontecerá imediatamente e você pode se frustar se estiver se apoiando apenas nesta premissa. Ela é importante, mas não a tenha como foco principal, é uma armadilha.

Saiba que isso se trata de construir um legado, fazer história ajudando o mundo através da empresa que você trabalha. E nesta altura do campeonato considere-se uma pessoa importante para qualquer empresa.

Se você fizer destes 09 dias um ciclo constante em sua jornada profissional, então ter um bom salário ou um negócio próprio será apenas uma questão de tempo. Ciente disso liberte-se da pressão do aumento salarial. Se você estiver se pressionando na busca por um aumento salarial até seu tom de voz irá te denunciar você, seu líder perceberá e irá tentar se livrar de você.

Como empregador a regra é atrair boas pessoas que se desenvolvem naturalmente. Quem tenta elevar-se na base da pressão é descartado na primeira parada. Mantenha seus interesses próprios abaixo dos interesses coletivos.

Entenda que a cada entrega de relatório (sim serão recorrentes) você será considerado, cada vez mais, uma peça fundamental que deve ser mantida e melhor aproveitada na empresa. Porque você gera resultados! Você analisa concorrentes, antecipa as necessidades dos clientes, resolve os problemas de sua alçada com menor tempo e esforço, além de absorver responsabilidades e reportar aos seus líderes formalmente. Você é o sonho de todo patrão (e se o seu patrão não consegue ver isso, então mude rápido, vá para outra empresa imediatamente).

Continuando, agora você está com a pasta e o diário de bordo na mão, aprume o corpo, levante os ombros e olhe para frente. Pelo amor né, se tiver postura de ombros caídos, olhando para baixo e molejo ao andar, então você precisa é de uma surra de serotonina. Coma chocolate, tenha autoconfiança e depois pense em aumento salarial.

Vá em busca do seu líder (nem sempre é o seu superior imediato, que isto fique claro), dirija se a pessoa que pode mudar os processos baseando-se em seus relatórios e aborde-o, fazendo da dica abaixo, seu investimento verbal:

Nos últimos dias tomei a liberdade de mensurar minha produtividade e venho anotando tudo neste caderno (pronto agora você chamou atenção e despertou a curiosidade dele – todo mundo quer saber o que um caderninho esconde, estranho isso, mas funciona – porém não mostre o conteúdo do caderno, mesmo que ele queira ver), e quero deixar claro que tudo isso é apenas para que eu produza mais resultados. Coloquei tudo neste relatório (entregue a pasta, posicionando-a na horizontal, mantenha a postura), é um feedback formal do que pode ser melhorado no dia-a-dia.

Ah! Isso também não significa que nossa empresa não é boa, porque é, mas acho que concordamos que podemos melhorar sempre. Inclusive busquei referências estudando o mercado e os nossos concorrentes (estas duas últimas palavras encerram o jogo, você ganhou).

Se tiver alguma dúvida, estou pronto para uma reunião que possa explicar melhor meu relatório. E desculpe-me se ele não ficou tão elegante quanto poderia.

Feito isso, despeça e vire as costas para sair, caso ele te chame ouça-o. Senão deixe o apreciando o filé mignon que você acabou de servir.

2º DICA BÔNUS: Faça a entrega sempre nos minutos que antecedem o almoço dele, e se possível numa terça-feira.

Ele vai digerir seu relatório como uma criança selvagem, se eu fosse seu líder, é exatamente isso que aconteceria comigo.

TOP BÔNUS: Se você trabalha no varejo, de qualquer segmento, vou te revelar o maior ponto do seu patrão. Ele tem grande ansiedade por vender online – todos – porque sabem que poderão vender mais, logo faturar mais e crescer. Agora é hora de ter uma conversa semelhante abaixo e deixe-o saber que você poderá ajudá-lo nesta empreitada.

Abordagem: O senhor já pensou em vender online? Eu sei que não é fácil e tem muitos desafios, mas eu posso ajudá-lo.
Resposta:{Não importa a resposta}
Réplica: Posso começar te mostrando os 12 mitos sobre loja virtual que nenhum desses caras de tecnologias vão te contar.
Resposta: {Não importa a resposta}
Encerramento: Qual seu e-mail? Vou te enviar um link e você vai entender do que estou falando. Depois me diga o que achou, pode ser? (envie este link para ele)

 

Sobre seu aumento salarial

Provavelmente você não receberá seu aumento salarial logo depois destes 09 dias. Afinal poucos terão coragem de dizer que está disposto a continuar ajudando a empresa ter mais resultados se concederem um aumento salarial simbólico.

Diga que os relatórios vão continuar chegando e caso seu líder ou supervisor responsável não corresponda à sua expectativa, ou seja, não demonstre interesse na sua conduta valiosa então você pode tomar 02 atitudes:

  1. Buscar meios de contactar diretamente seu patrão e repetir o 9º dia com ele (ninguém deseja mais resultados que o dono do negócio). Mas talvez não seja possível caso a empresa seja de grande porte, de qualquer jeito procure outro superior acima do líder que tentou a abordagem anteriormente e repita o 9º dia com ele.
  2. Vasculhe o mercado em busca de outra empresa que corresponda ao seu perfil profissional arrojado e precioso. Aprenda como escolher uma boa empresa para trabalhar e arrase na entrevista de emprego transformando o entrevistador num entrevistado.

 

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)