Ao contratar funcionários, é importante fazer as perguntas certas para descobrir quem você está trazendo para o time. Se você errar perderá tempo, dinheiro e pior, um péssimo colaborador poderá debilitar o restante da equipe.

Separei as 25 principais perguntas para sua entrevista ao contratar funcionários; todos sabemos que esta é a fraqueza clássica de qualquer negócio.

Mas como você pode cavucar no mercado para encontrar o colaborador ideal ao perfil do seu negócio? E como você poderá perceber se ele terá um bom ajuste ao seu negócio? Não cometa o erro de observar apenas as habilidades, mas também sua personalidade, padrão cultural, hábitos, estilo de trabalho e visão de futuro.

Você tem agora uma lista perfeita de perguntas para contratar funcionários, dividi essa lista em cinco categorias: perguntas sobre a personalidade, padrão cultural, experiência, hábitos no trabalho, estilo profissional e visão de futuro.

Não é uma longa lista e portanto a entrevista não tende a demorar muito, mas elas são essenciais para você contratar funcionários perfeitos para a vaga em questão.

A grande sacada é seguir a ordem das categorias de perguntas e caso detecte que o candidato não tenha o perfil desejado durante alguma categoria de perguntas, então encerre a entrevista e não perca tempo avançando às próximas.

 

 1º) Descobrindo a personalidade

Você precisa saber como seu futuro colaborador é como pessoa, além de suas habilidades profissionais.

Ter um perfil de empregados ajuda no entrosamento da equipe, lealdade e desenvolvimento do potencial coletivo. Seus funcionários apenas irão longe se você alinhar seus traços de personalidade e objetivos motivacionais para que tenha uma visão holística dele como pessoa.

Quando, por exemplo, você pergunta: “Dê-me um exemplo quando você fez algo errado e como lidou com isto?

Nesta pergunta, o foco não são os erros no local de trabalho, mas a descoberta de como eles se sentem quando estão errados.

Primeiramente descubra a personalidade do seu candidato.
Primeiramente descubra a personalidade do seu candidato.

E dependendo da resposta você poderá mensurar se o candidato é capaz de assumir responsabilidades por suas ações e corrigi-las, quando necessário.

Outras respostas para perguntas especiais podem também revelar um empregado potencialmente tóxico. Me lembro que certa vez perguntamos numa entrevista: “Quem é o seu herói?” e tivemos como resposta: “Darth Vader” que embora seguido de uma longa explicação, nenhum argumento foi convincente. Resposta errada!

05 Perguntas (+ 05 extras) sobre personalidade:

  • Pelo que você quer ser lembrado daqui 120 anos?
  • Conte-me sobre algo que você fez na vida que o deixou, particularmente, orgulho.
  • Qual destino para a viagem dos seus sonhos?
  • Qual é o último livro que você leu? O que você absorveu dele?
  • Quais as 03 coisas hoje se tivesse 10 milhões de reais no banco há 08 anos?
  • PERGUNTA EXTRA: Quem são seus heróis?
  • PERGUNTA EXTRA: Qual sua memória favorita da infância?
  • PERGUNTA EXTRA: O que pretende conquistar até o final do mês?
  • PERGUNTA EXTRA: O que você acha do nosso posicionamento nas mídias sociais?
  • PERGUNTA EXTRA: Você acredita que vendas pela internet é o futuro?

 

2º) Extraindo o padrão cultural

Contratar funcionários que se encaixam na cultura da empresa é extremamente importante.

A resposta “certa” para estas perguntas dependerá da cultura existente ou que gostaria de construir em seu negócio. O que é uma empresa ideal para você? O que é uma empresa ideal para seus colaboradores? Se você começando agora, tenha estas 02 respostas antes de fazer esta bateria de perguntas aos candidatos.

Quer um exemplo? Se você se esforça para criar uma cultura de empresa onde os funcionários são como família, e rotineiramente fazem retiros, confraternizações, churrasco e etc. Agora imagine que um candidato é um obreiro na igreja (acostumado à encontros sociais), goste de churrasco em família e priorize o aniversário dos filhos. Isto parece perfeito.

Procure também por áreas onde o estilo pessoal e profissional se sobrepõem e onde eles se chocam. Sei que esta pode ser a coisa mais difícil de entender, porque enquanto alguém pode ser um excelente funcionário no papel, vocês precisarão compartilhar uma filosofia semelhante sobre o que é um lugar excelente para trabalhar.

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)

90% dos empregadores se arrependem da escolha do candidato após os primeiros meses de trabalho, e isto porque não conseguem abstrair o padrão cultural do candidato durante a entrevista, esforce-se para entender isso e aumentará as chances de contratar funcionários ideais.

05 Perguntas (+ 03 extras) sobre o padrão cultural:

  • O que atraiu você para nossa empresa?
  • Quais as 03 características ideias de um companheiro de trabalho pra você?
  • O que vai perder de melhor do seu emprego atual?
  • Quais coisas você não aprovava no seu último emprego?
  • Se você pudesse abrir um negócio, o que seria e por quê?
  • PERGUNTA EXTRA: Quem te inspira e por quê?
  • PERGUNTA EXTRA: Qual é o seu super poder?
  • PERGUNTA EXTRA: Você acredita que precisa das pessoas ao seu redor para desenvolver sua carreira?

 

3º) Devo contratar funcionários com experiência?

Depende, é relevante mas não deve ser prioridade (exceto em casos específicos). Vou listar as perguntas mais tradicionais para contratar funcionários, porém ensinarei como você aprofundará no assunto sobre o candidato se tornou essa pessoa qualificada para preencher o cargo em questão.

Estas serão as questões mais fáceis, pois devem mostram claramente se o candidato tem ou não o conjunto de habilidades mínimas necessárias que você está procurando.

O ideal é promover auxiliares para cargos oficiais, ao invés de contratar profissionais experientes.
O ideal é promover auxiliares para cargos oficiais, ao invés de contratar profissionais experientes.

Você deverá fazer mais que 05 perguntas, por isso deixarei algumas extras para você. E certifique-se de ter uma visão geral sobre as habilidades do candidato e ofereça oportunidades para que mostrem sua aptidão.

05 Perguntas (+ 04 extras) sobre a experiência:

  • Qual sua principal missão no seu último trabalho?
  • O que você mais gostou e menos gostou nesta missão?
  • Qual é a coisa mais importante que aprendeu no seu último emprego?
  • Se for contratado, diga-me qual sua estratégia para os primeiros 90 dias?
  • Quais habilidades você julga serem necessárias para realizar este trabalho?
  • PERGUNTA EXTRA: Por que você está deixando seu empregado atual?
  • PERGUNTA EXTRA: Quais habilidades pretende obter através deste trabalho?
  • PERGUNTA EXTRA: Caso seu esforço não atinja nossas expectativas, com irá lidar com isso?
  • PERGUNTA EXTRA: Este trabalho requer {descrever habilidades}. Me dê 02 exemplos de quando teve que aplicar estas habilidades.

 

4º) Hábitos e estilo de trabalho. Descubra isso!

Se o seu candidato está na sua frente até agora, isto é bom sinal. Tem alguém com potencial para preencher a vaga, mas você precisa avançar com estas duas últimas categorias de perguntas que vão para determinar o tipo de trabalhador que são.

O estilo de trabalho é importante e você descobrirá se eles são orientados à detalhes, se são criativos ou  desorganizados. Enfim, quais são os seus pontos fortes e fracos como empregado? Como lidam com pessoas opinativas e teimosas? Esses tipos de perguntas informam sobre os hábitos e estilo de trabalho ao contratar funcionários.

Tal como acontece com as perguntas de personalidade e padrão cultural, esta bateria de perguntas trata-se de uma questão de adequação. Você prefere alguém que trabalha melhor em colaboração ou sozinho? Você quer que um funcionário que resolva um conflito com um colega de frente ou se reporte a você para resolvê-lo?

Não há respostas certas aqui, depende do tipo de empregado que você está procurando.

05 Perguntas (+ 02 extras) sobre hábitos e estilo de trabalho:

  • Quais técnicas e ferramentas você usa para manter-se organizado?
  • Se tivesse que escolher um, você se consideraria uma pessoa que pensa em grandes coisa ou prefere dar atenção aos detalhes?
  • Quando foi que você ficou super satisfeito em uma jornada de trabalho?
  • O que você pode fazer por nós que outros candidatos não poderão?
  • Como você lida com um colegas de trabalho opinativo e teimoso?
  • PERGUNTA EXTRA: Se eu fosse seu supervisor e te pedisse para fazer algo que não concorde, o que você faria?
  • PERGUNTA EXTRA: Como você lida com uma situação em que precise finalizar várias tarefas até o final do dia, e não há nenhuma maneira possível de você terminá-las.

 

5º) O segredo é contratar funcionários com Visão de Futuro.

Na reta final você precisa ter uma noção de onde o seu candidato quer chegar e o quão alto deseja ir. Quais são seus grandes sonhos.

As respostas dessas perguntas vão revelar o lado obscuro (ou puro) de todo candidato, você compreenderá sobre a longevidade do entrevistado e seus objetivos de longo prazo. Ao contratar funcionários e durante a entrevista eles mencionarem que eles gostariam de subir para dentro da empresa, isso poderia significar que eles estão prontos para trabalhar duro e poderiam ser integrados em sua empresa como um sócio-gerente ou sócio-operador.

Mas e se você não tiver escala de crescimento para eles?

Nesta altura da entrevista, novamente as respostas “certas” dependerão do perfil cultural do seu negócio e do cargo que você está contratando. Saiba o que é negociável para propor uma carreira sólida ao novo membro do seu time, de forma à mantê-los sempre acessos e super produtivos.

05 Perguntas sobre a visão de futuro:

  • Como você se vê profissionalmente daqui há 05 anos?
  • Qual tipo de remuneração você prefere? Fixa ou Variável?
  • Qual é o seu histórico salarial?
  • Em que você pretende melhorar a si mesmo na próxima semana?
  • Se contratarmos você, hipoteticamente, quais as metas você tem em mente?

 

Você precisa saber pelo menos os 05 erros básicos que um candidato não pode cometer numa entrevista para que esteja atento se algum entrevistado cometeu deslizes clássicos.

Esta lista de perguntas de entrevista para contratar funcionários é tudo que você precisa para estruturar um time calibrado ao perfil da empresa, entrosado e pronto para superar os desafios no mercado ao seu lado.

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)