A importância das empresas nas mídias sociais é evidente, mas há tanto especialista em ‘mídias sociais’ fornecendo conselhos sobre o assunto que é comum ver várias empresas cometendo erros graves nas redes sociais.

Erros cometidos por empresas nas mídias sociais podem custar sua credibilidade e pior, seus clientes e seguidores. Uma pesquisa feita pelo Hubspot Marketing ajudou-me a enumerar 19 erros terríveis para você ficar atento.

 

1º Erro – Quanto mais você publicar, melhor.

SOLUÇÃO: Não é necessário que você pulverize seu conteúdo, o máximo possível, porque não funcionará. Claro que mais conteúdo é melhor, mas você precisa garantir que todo esse conteúdo tenha qualidade, seja relevante e exclusivo.

 

2º Erro – Automatize todas as suas atualizações.

SOLUÇÃO: Mídias sociais tomam tempo, então automatizar é muito atraente. Mas a dura realidade das mídias sociais é que elas se constituem de pessoas conversando com pessoas. Então se você automatizar tudo, você vai perder os assuntos atuais e ter um conteúdo apático.

 

3º Erro – Esteja em todas as redes sociais .

SOLUÇÃO: Se você tem tempo e recursos limitados, não queira estar em todas as mídias sociais, é melhor concentrar seu esforço e ter presença ativa em canais específicos. Descubra qual a composição do público que utiliza cada rede social, se o seu público-alvo não tem o mesmo perfil, então não perca seu tempo.

Este é o maior segredo do sucesso das pequenas empresas nas mídias sociais.
Este é o maior segredo do sucesso das pequenas empresas nas mídias sociais.

4º Erro – O ideal é terceirizar minha empresa nas mídias sociais.

SOLUÇÃO: As mídias sociais é uma maneira para você se comunicar com seus clientes. Então ela precisa ser o seu espectro, basicamente a sua voz. Ao terceirizar nunca opte por um profissional ou agência que faça um trabalho de divulgação genérico, é preciso que saibam ecoar o seu tom de voz para as mídias sociais.

Entenda que o erro NÃO é terceirizar, é  COMO terceirizar. Aceite que pagar menos implica em ter uma empresa exposta ao ridículo, sem exceções. Afinal, nem tudo que é caro é bom… mas tudo que é bom, é caro. Existem poucas excelentes agências de marketing e estratégia focadas em pequenas em médias empresas, invista um pouco mais e sinta os resultados chegarem gradativamente.

 

5º Erro – Concentre-se no Facebook.

SOLUÇÃO: …ou Instagram …ou rede social XYZ. Você precisa entender que concentrar seus esforços de marketing em determinadas redes sociais é uma estratégia valiosa, mas, ao mesmo tempo, nenhuma mídia social é o Santo Graal. Saiba onde sua audiência está e explore aqueles canais com mais vivacidade.

 

6º Erro – Seus clientes não estão usando mídias sociais, então você não precisa estar lá.

SOLUÇÃO: A pesquisa feita pelo Hubspot Marketing aponta que 69% dos adultos usam as mídias sociais e este número está crescendo nos países em desenvolvimento. Então inserir sua empresa nas mídias sociais vai além de se comunicar com clientes e prospectos, é através dela que você cria autoridade no mercado para que a vejam como referência.

 

7º Erro – Um estagiário, sobrinho ou ‘o cara da gráfica’ pode fazer pra você.

SOLUÇÃO: Muito cuidado! Este é erro é comum nas pequenas empresas que pensam pequeno, as mídias sociais não são uma estratégia de marketing descartável; É o rosto público da sua empresa. Você deixaria um estagiário, seu sobrinho ou ‘o cara da gráfica‘ apresentar seu produto pessoalmente à um grande cliente em potencial? Você escolheria estas pessoas para dar uma entrevista em nome da sua empresa para um programa de TV? Eu acho que não! Veja este exemplo abaixo, que atendimento maravilhoso e requintado:

[7º ERRO] E se fosse a sua empresa?
E se fosse a sua empresa?
Gestão de crise é uma habilidade crucial nas mídias sociais, além de contratar uma boa agência saiba também como ter excelentes colaboradores, que vestem a camisa da empresa e estão dispostos à ajudá-lo nesta empreitada.

 

8º Erro – Não tenha linguagem pessoal.

SOLUÇÃO: O principal papel das empresas nas mídias sociais é humanizar um pouco mais suas logotipos frias e egoístas, então seja mais pessoal, crie uma personalidade viva para seu negócio. Afinal, “as pessoas não se apaixonam por cores e logotipos – eles se apaixonam por pessoas”.

 

9º Erro -Não permita que seus funcionários usem redes sociais.

SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, é inútil tentar evitar que seus funcionários usem redes sociais. Mesmo que você bloqueie sites de redes sociais em seus computadores, eles têm seus smartphones. Proibir explicitamente o uso e a referência ao nome de empresas nas mídias sociais mostra claramente que você não confia em sua equipe.

 

10º Erro – Não responda comentários negativos para proteger sua marca.

SOLUÇÃO: Este erro clássico das empresas nas mídias sociais, fazem com que os feedbacks negativos sobre seu negócio, fiquem expostos para todas as pessoas que buscam informações sobre o seu produto ou sua empresa. E, não respondendo aos comentários negativos, uma pequena crítica pode viralizar e entrar numa espiral incontrolável.

Admita erros quando possível, e mostre as pessoas como sua empresa lida com problemas. Afinal todo mundo sabe que eles existem em qualquer negócio.

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)

 

11º Erro – Responda a todos os comentários negativos.

SOLUÇÃO: Apropriadamente, “escolha suas batalhas com sabedoria“. Cuidado com as pessoas que estão simplesmente tentando capitalizar sua visibilidade, fazendo você responder aos comentários maliciosos delas, ou ‘trolls‘ que só querem causar problemas. Saiba quando é apropriado manter-se em silêncio ao invés de colocar gasolina no fogo.

 

12º Erro – Desative os comentários para evitar comentários negativos (ou exclua comentários negativos).

SOLUÇÃO: Isto reflete em como você administra seu negócio, não faça isso. Desabilitar comentários é anti-social e imprudente. As pessoas vão dizer o que têm que ser dito e ponto, melhor que elas façam na sua página e te dê uma chance de reposta do que elas publicarem comentários negativos em seus próprios perfis, grupos, sites como Reclame Aqui e outros.

Permita que as pessoas comentem no seu próprio território, assim você pode gerenciar a conversa, monitorar comentários e responder adequadamente às pessoas.

Ah! E se você excluir comentários negativos, então estará simplesmente dando ao reclamante uma energia que ele não tinha para espalhar a reclamação em todos os meios que ele puder (inclusive Procon).

 

13º Erro – É complemente gratuito colocar empresas nas mídias sociais.

O investimento das empresas nas mídias sociais é imprescindível para o sucesso do marketing.
Não seja imprudente recusando-se investir em marketing digital, é hora de entrar no jogo.

SOLUÇÃO: Claro, não há custo para se inscrever ou criar uma página para seu negócio no Facebook ou Instagram. Mas você não pode parar por aí se quiser alcançar o verdadeiro sucesso do marketing de redes sociais. Você precisa ser ativo e estratégico, publicar conteúdo e se envolver com seus seguidores. Tudo isso leva o tempo das pessoas, o que não é gratuito.

Uma excelente agência de estratégia e marketing é um investimento inevitável para atrair mais pessoas e conquistar a atenção e o tempo delas.

 

14º Erro – Não preciso de metas para as mídias sociais.

SOLUÇÃO: Todas as empresas nas mídias sociais, antes de qualquer definição estratégica, precisa saber qual seu objetivo imediato. São novos leads? Aumentar o alcance do seu conteúdo? Reduzir reclamações e queixas de suporte? Seja qual for o seu objetivo, mensure o progresso em direção ao objetivo proposto.

 

15º Erro – Número de fãs/seguidores é o mais importante.

SOLUÇÃO: Concordo que ter fãs e seguidores é muito bom, mas na verdade o volume deles não quer dizer que você vai vender mais e também não é o volume que vai manter seu negócio de pé. Em vez disso, pense sobre o a sua necessidade mais latente no momento – leads, clientes, etc. – e concentre-se nisso como sua métrica de prioridade máxima.

 

16º Erro – Publique apenas sobre sua empresa, seus produtos e interesses.

SOLUÇÃO: Agora o bixo pega, me diga: O que você tem publicado recentemente? Seus prêmios, próximos eventos, os produtos lançamentos, eu não me importo com isso. O usuário nas mídias sociais não quer este lixo de conteúdo, ele apenas se importa com problemas, desafios e interesses dele, então ajude-o usando toda sua expertise criando conteúdo alternativo abundante.

 

17º Erro – Entrou nas mídias sociais? Relaxa, o resto é fácil.

SOLUÇÃO: Criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram é como comprar o ingresso para um workshop cujo foco é ampliar seu networking. Depois que tiver acesso ao evento ainda terá que se comunicar com as pessoas para obter algum valor. Nunca terão resultados as empresas nas mídias sociais que não investem tempo e dinheiro nestes canais. Contratar uma agência de estratégia (é diferente de agência de marketing) de confiança pode liberar seu tempo reduzindo seus esforços apenas ao monitoramento e gestão dos resultados.

 

18º Erro – Não precisa de estratégia para as empresas nas mídias sociais.

SOLUÇÃO: Você não precisa ser um expert em marketing digital, mídias sociais e sequer entender desta parafernália toda. Mas ter especialistas (que tenham boas recomendações) ajudando você a definir uma estratégia e construir sua presença de mercado. Traçar objetivos em relação aos esforços das empresas nas mídias sociais é importante para saber qual caminho tomar para atingir suas metas. Assim como ao montar uma loja virtual, definir estratégia é mais importante até mesmo que a própria tecnologia que será utilizada.

Na Atlanton – agência de marketing e estratégia – o maior diferencial no sucesso de todos seus clientes nas mídias sociais é a estratégia, de longe é o primeiro e mais importante passo.

19º Erro – Você não pode pedir às pessoas para comentar, seguir ou compartilhar.

SOLUÇÃO: Pode parecer um pouco solícito pedir que as pessoas reajam nas suas mídias sociais, mas na verdade funciona. E pensando bem, não é algo terrível porque tudo que você está fazendo é levando alguém que já está lendo seus conteúdos á gratificá-lo com uma curtida, comentário ou compartilhamento. Não é feio dizer: “Hei, gostou disso? Porque não compartilha com outra pessoa?”

 

Estes são principais 19 erros (e soluções) para as empresas nas mídias sociais. Avante!

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)