Eu percebi que os artigos com exemplos de marketing de guerrilha citam estudos de casos de grandes players e marcas memoráveis – e a maioria são americanas – o que torna um pouco difícil para o empreendedor brasileiro tangibilizar aqueles exemplos trazendo-os para realidade para seu pequeno negócio.

Meu  objetivo será facilitar com estudos de casos de pequenas empresas assessoradas pela minha agência de marketing que obtiveram sucesso com marketing de guerrilha. Não é segredo que o marketing de guerrilha consiste basicamente em exposição de baixo-custo explorando a criatividade.

Os exemplos de marketing de guerrilha que criamos são, óbvio, offline mas com sugestiva geração de buzz e compartilhamento em tempo real no Facebook, Instagram, Snapchat e etc.

Ao contrário da maioria das estratégias de marketing digital, é mais difícil mensurar e ajustar, mas basicamente o sucesso do marketing de guerrilha está no mérito da criatividade e execução do projeto… e não posso mentir,  há também uma pequena sorte envolvida.

Antes de entregar os exemplos de marketing de guerrilha com pequenas empresas brasileiras, eu vou pontuar 06 itens que devem ser analisados para o sucesso pleno da campanha de guerrilha:

  • Localização, Localização e Localização: Considere um local de tráfego lento – preferencialmente a pé – para obter exposição máxima, mas também deve ser uma localização qualificada para ser visto pelas pessoas certas.
  • Ousar & Atrair: Sua campanha será facilmente ignorada, a menos que tenha uma pitada de ousadia e criatividade. Dê às pessoas uma razão para atrair olhares e fazerem uma pausa das distrações que as cercam. Quanto melhor sua ideia, quanto mais pensada a sua estratégia de comunicação para atrair, maiores serão as chances de sucesso.
  • Criatividade alinhada ao objetivo: Não basta atrair e chamar atenção, o verdadeiro desafio é explorar seus recursos criativos com foco no objetivo da campanha.
  • Considere os imprevistos: Podem ocorrer vários imprevistos, como por exemplo: intervenção da fiscalização, excesso de ruídos, leis municipais, roubos, clima adverso e etc., tudo isso pode dificultar ou anular a execução da sua campanha.
  • Não cause Irritação nem seja um fora-da-lei: Geralmente marketing de guerrilha é agressivo, mas jamais cause irritação às pessoas e isso pode gerar um buzz negativo prejudicando sua marca. A regra é, crie campanhas que causem deleite, prazer, humor e bem estar às pessoas impactadas.
  • Gere conexão com seu marketing digital, e vice-versa: Seu mercado deve ser capaz de conectar os pontos entre suas mídias online e offline. Seja por meio de um QR Code, site, mídias sociais, enfim, facilite ser encontrado pelo menos no Google. E falando em Google, é melhor que esteja bem posicionado por lá.

Exemplos de marketing de guerrilha super baratos

Para pequenos empresários com grandes sonhos e pequenos orçamentos, o “marketing de guerrilha” é perfeito, pois consiste numa estratégia ousada de baixo investimento e alto impacto. E justamente por serem, normalmente, baratas exigem em contrapartida uma imaginação fértil.

Mas antes de mostrar os reais exemplos de marketing de guerrilha com pequenas empresas brasileiras, acho legal que você saiba qual a origem do nome “Marketing de Guerrilha”. O termo foi cunhado em 1984 pelo publicitário executivo e escritor americano Jay Conrad Levinson. Seu significado é relativamente simples – a arte de fazer com que os consumidores prestem atenção – maaas é na execução que vem o grande desafio.

Para mensurar o sucesso de uma campanha de marketing de guerrilha basta analisar o poder de atração e o quanto chama a atenção das pessoas com acesso à peça publicitária em questão – outdoor, busdoor, carro, banco de praça, chão, parede e por aí vai – atualmente chamamos de engajamento. Lembre-se, que as pessoas são impactadas em todos os sentidos – audição, visão, tato, paladar e olfato – em média com 2.840 mensagens de mídia em um dia, mas irá memorizar apenas quatro.

Por isso as campanhas de marketing de guerrilha devem pensadas fora da caixa para inteligentemente chamar a atenção.

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)

Então agora anote e memorize as minhas dicas com exemplos de marketing de guerrilha para pequenas empresas. Use como inspiração para criar uma guerrilha épica com baixo investimento.

1. Intervenção inteligente

Uma abordagem que tenha atenção e tenha alto grau de memorização, isso dependerá basicamente do formato de exibição da sua oferta. Quanto mais simples e inteligente for a campanha, mais memorável será.

Veja este excelente exemplo da Pizza1, nossa agência de marketing – Atlanton – criou uma embalagem dramática para BlackFriday e ao abrir a caixa o cliente deparava com um QR-Code que conectava à uma publicação no Facebook para ele comentar marcando seus amigos, todos os envolvidos ganhavam um cupom antecipado (VIP) para garantir um super desconto na noite de Black Friday. Não apenas monitorávamos o sucesso antecipado da Black Friday como garantimos a atenção dos clientes antes deles pensarem em ir aos shoppings (o que poderia ter arruinado a noite de Black Friday do Pizza1).

Exemplos-de-marketing-de-guerrilha-para-pequenas-empresas-01-pizzaria Exemplos de marketing de guerrilha para pequenas empresas
Exemplo de marketing de guerrilha usando um veículo de mídia próprio

2. Deve ser dinâmico

Mais um dos exemplos de marketing de guerrilha é alistar participantes desconhecidos. Pensamos em criar cofrinhos personalizados com logotipo da Koori Sorvetes e seu WhatsApp exclusivo para receber 01 historinha em áudio toda noite, durante todo mês de outubro – das crianças – então além de fixarmos a marca nos lares da cidade, também obtivemos atenção e o contato pessoal dos clientes para a proprietária desta pequena empresa usar na sua lista de transmissão no WhatsApp pelo resto do ano, incluindo na Black Friday, Natal e férias de janeiro.

Ah! Você já sabe como usar eficazmente a lista de transmissão no WhatsApp para acelerar suas vendas? Usar é imprescindível, mas usar eficazmente é outro nível.

Exemplos-de-marketing-de-guerrilha-para-pequenas-empresas-02 Exemplos de marketing de guerrilha para pequenas empresas
Mais um dos exemplos de marketing de guerrilha para pequenas empresas

 

3. Seja cativante

Quando conhecemos a Koori Sorvetes, sua proprietária estava cabisbaixa e desanimada, ela jurava que tinha aberto o negócio por impulso emocional. Ela pontuava vários problemas e um deles é que a rua onde estava localizado o negócio era mão única, assim que nossa agência de marketing assumiu o desafio de assessorar a pequena Koori sugerimos esta pintura artística num muro que estava posicionado numa rua que canalizava fluxo para a Koori Sorvetes.

A sinalização cativante foi um sucesso e além da mensagem motivacional, o cenário artístico, alegre e cativante ao ponto das pessoas pensagem: “Hey, quer saber? Faz sentido.”

Exemplos-de-marketing-de-guerrilha-para-pequenas-empresas-01 Exemplos de marketing de guerrilha para pequenas empresas
Um dos melhores exemplos de marketing de guerrilha com baixíssimo custo

4. Torná-lo memorável

Me lembro que em dezembro de 2017 minha turma de criatividade bolou uma ação de guerrilha para a Sucolândia. Eles são um restaurante fast casual posicionado estrategicamente num ponto comercial excelente, mas precisava atrair mais os turistas e moradores para destacar-se frente aos singelos concorrentes: Mc Donald’s, Burger King, Bobs e Giraffas.

Além de outras mídias de apoio, pensamos num outdoor (coberto, para refrescar os turistas no sol escaldante) que simulava um post do Facebook, e o post existia de fato na página oficial da empresa para abordar os consumidores digitalmente e depois fazer com que o vissem de novo – o post – no mundo real. Simplesmente memorável!

exemplo-de-marketing-de-guerrilha-para-empresas-pequenas Exemplos de marketing de guerrilha para pequenas empresas
Para ser memorável a guerrilha pode usar uma necessidade cotidiana, mesmo que ela não tenha uma conexão direta com o produto.

5. Torná-lo interativo

Não precisa ser complexo, veja como foi simples este anúncio do Hopi Hari. Os adesivos colados na escada rolante animou a peça gráfica tornando impossível não atrair os olhares das pessoas que passam por ali. Aliás, não apenas chamar atenção mas fazer com que cada indivíduo tenha o parque no topo de sua mente.

exemplo-marketing-guerrilha-isack-wesller-adesivo_escada_rolante_hopi_hari Exemplos de marketing de guerrilha para pequenas empresas
Veja que incrível esta ação com marketing de guerrilha super interativo

6. Simples, mas impactante.

Nem todas as campanhas precisam ser cheias de elementos mirabolantes, como já disse o mito Leonardo Da Vinci:

Simples é o que há de mais sofisticado.

Este anúncio abaixo da marca americana Mr. Clean (produtos de limpeza) não usa sequer palavras, apenas o logotipo (bem conhecido nos Estados Unidos). Ao pintar a faixa de pedestres com tinta branca altamente durável. Não há como desprezar esta mensagem, ela foi sutilmente embutida na mente das pessoas que transitaram por ali.

“Mr. Clean deixa tudo mais limpo!” Não estava escrito, mas não há como pensar outra coisa.

exemplo-de-marketing-de-guerrilha-barato-para-empresas-pequenas Exemplos de marketing de guerrilha para pequenas empresas
Este exemplo de marketing de guerrilha é simplesmente perfeito para ilustrar a ‘simplicidade impactante’

Caso você tenha um orçamento limitado mas uma criatividade exponencial, use os exemplos de guerrilhas que citei neste artigo. E se você tem algum outro exemplo super interessante de marketing de guerrilha, compartilhe comigo nos comentários abaixo.

Quer ajuda para aplicar na prática?

Vamos juntos alavancar seu negócio (mesmo que ele ainda não exista, esteja no papel mas pronto para entrar na história do seu segmento) posicionando-o irresistivelmente no mercado. Há várias formas que eu posso te ajudar, seja por meio da Atlanton – minha agência de marketing para pequenas empresas – ou através do meu livro, parceriaspalestras ou da famosa Maleta Preta (requer convite, obtenha o seu aqui).

 

 

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)