O posicionamento de mercado das microempresas de sucesso envolve a descoberta do nicho. Depois vem a projeção seu negócio para preencher essa posição de mercado tão bem ao ponto das pessoas não conseguirem lembrar de outro negócio ou marca quando o assunto for sobre seu nicho.

O mundo está cheio de construções, pontes, prédios, monumentos e etc. Mas, assim como você precisa encontrar um terreno ou sala comercial livre, se você construir um negócio próspero, você também precisa encontrar um espaço vazio (posição de mercado) na mente dos seus clientes. Isto é o princípio do posicionamento das microempresas de sucesso.

 

Princípio básico do posicionamento das microempresas de sucesso

Quando as pessoas têm uma experiência com sua pequena empresa, eles subconscientemente encaixam você numa lista de preferência hierárquica, comercialmente falando, e esta lista tem 03 níveis:

  • Padrão de Mercado: se o seu negócio foi alocado na lista mental do cliente numa posição do nível “Padrão de Mercado”, então sua próxima missão é trabalhar para criar motivos dos consumidores serem leais ao seu negócio. É um trabalho difícil sair do modo genérico e padrão de se construir um negócio, mas o melhor conselho é encontrar maneiras de elevar-se ao próximo nível “Aspirantes de Mercado”, entregando diferenciais com benefícios extras ou também visando um nicho de mercado inexplorado ou carente. É aqui que os gigantes dominam e sempre vão dominar, especialmente no varejo.

  • Aspirantes de Mercado: são as microempresas de sucesso que já entenderam a importância do posicionamento sobrelevado e geralmente entregam diferenciais inspirados em lugares, tribos, lifestyle e entre outros nichos, elas conseguem sobressair mesmo em mercados saturados. Dependendo da natureza do seu negócio, seu diferencial no posicionamento pode basear-se em fatores diversos tais como mix de produtos, audiência seleta e específica, dinâmica de serviços, personalização da marca, humanização e até mesmo preços.

    Por exemplo, em vez de simplesmente abrir uma pizzaria qualquer, configure o negócio para atender ser o único a oferecer pizzas na pedra, com layoutização do ambiente inspirado no sul da Itália ou, até mesmo, ser única num bairro moderno carente deste tipo de negócio. Sua diferenciação deve ser convincente, ouça opiniões, faça testes, amostras, enfim… trabalhe para construa e preservar sua identidade.

    Os grandes players e marcas não conseguem preencher estas lacunas, na verdade elas não têm interesse abrindo um espaço generoso para as microempresas de sucesso.

  • Ícones de Mercado: este é o nível mais cobiçado da lista de qualquer classe de consumidores. Costumo dizer que, se você é o primeiro a preencher as necessidades de um mercado específico, então você tem o posicionamento mais fácil de todos. Só existem 03 maneiras de ocupar esta posição na lista de preferência dos clientes: sendo o maior, melhor ou primeiro. Particularmente eu prefiro, em meus negócios, ser o primeiro em algum mercado inexplorado.

    Um dica extra é não fazer com que, apenas o marketing faça este papel de colocar você numa posição privilegiada. É preciso que você eduque o mercado alinhando-o com suas ofertas exclusivas. Assim eles vão se importer e, de fato, ver valor no seu negócio.

    Como o gênio Steve Jobs disse: “As pessoas não sabem o que querem, até que você dê a elas“.

    Outro ponto fora da curva chamado Henry Ford também disse: “Se eu tivesse seguido as vontades do povo, teria criado cavalos mais rápidos”.

    Então, ao ocupar esta posição no mercado, esteja preparado para despertar e preencher ao máximo o mercado antes que os competidores descubram e entrem na briga. É neste campo que você pode superar os gigantes e gerar riqueza mais rapidamente. Mas fique de olho e siga esta dica de ouro a seguir.

DICA DE OURO: Negócios que descobrem e são os primeiros a explorar um novo mercado devem ser rápidos na ocupação do mesmo gerando uma experiência totalmente nova, afinal ser o primeiro não é tão importante quando ser o primeiro a impactar positivamente e garantir uma posição definitiva na mente do consumidor. As microempresas de sucesso exploram ao máximo sua velocidade de percepção, mudança e inovação.

 

Defina sua estratégia de posicionamento

A maneira mais simples de descobrir seu atual posicionamento de mercado, é encontrar o que sua empresa oferece para que seus clientes que eles tenham dificuldade em encontrar em outros lugares. Algumas perguntas que levam ao resultado deste diagnóstico de posicionamento são:

  1. Como a nossa oferta é única ou pelo menos difícil de copiar?

  2. Nossa oferta única é algo que os mercado realmente deseja?

  3. Nossa oferta é compatível com tendências de mercado e econômicas?

  4. Como a nossa oferta é diferente – e melhor – do que as opções disponíveis?

  5. Nossas respostas são críveis? Tenha provas vivas (testemunho de clientes, que não sejam parentes e amigos)?

DICA DE OURO: Não se posicione no mercado de forma que exija um salto de fé do público-alvo em razão da sua promessa. Não é porque um restaurante oferece a melhor massa italiana da cidade, que de repente pode decidir tentar entrar na posição de “o melhor steakhouse do estado“. Posicionar-se como ‘o melhor’ não funciona bem enquanto uma boa fatia do mercado não ecoar sua promessa. Isso exige tempo e as microempresas de sucesso sabem disso!

 

Fórmula das microempresas de sucesso para se destacarem

Toda estratégia de posicionamento gira em torno dos atributos diferenciais que tornaram a sua empresa bem sucedida até hoje. Veja alguns exemplos de empresas que assessoramos em minha agência de marketing – Atlanton – com posicionamento bem sucedido:

  • Pizza1 é um restaurante tradicional que oferece às famílias o melhor rodízio da região do Vale do Paraíba.

  • CredFácil garante empréstimos com a melhor taxa de juros e discrição total no atendimento em domicílio.

  • Home é uma imobiliária com os corretores mais animados e enérgicos de Caldas Novas, além disso, oferecem serviços reparo e manutenção de emergência, exclusivo para seus clientes.

  • Atlanton é a minha agência de marketing. Nós oferecemos um período de testes para que o empresário sinta os resultados – garantidos – antes de celebrar qualquer contrato, sem multas rescisórias.

Agora vou te mostrar na prática como isso é feito. Na verdade é bem fácil construir uma estratégia de posicionamento, basta aplicar a fórmula que ilustrei a seguir.

Fórmula das Microempresas de Sucesso para Posicionamento de Mercado

 

Armadilhas na construção do posicionamento de mercado para microempresas de sucesso

Não tente duplicar um posicionamento num segmento já saturado. Para você abrir uma terceira oficina mecânica numa cidade pequena, você terá mais trabalho que apenas encontrar uma localização e fazer propaganda. É preciso convencer os clientes que já estão comprometidos com as outras oficinas que sua é melhor. Vá além da boa localização e excelente serviço. Busque diferenciais competitivos únicos que as grandes marcas e gigantes do mercado não possam garantir.

Seu diferencial não pode ser apenas de preço ou qualidade, pois qualquer concorrente chegará junto em pouco tempo. Por exemplo, se você está declarando apenas “o menor preço” ouo mais resistente” então está apenas aprimorando seus concorrentes, pois com diferencial competitivo tão genérico e copiável logo eles  ajustarão as velas e irão sobrepor facilmente seu negócio, principalmente se o seu mercado é ocupado por grandes players.

Não ofereça um fator que você não pode controlar . Muitos parques aquáticos, hotéis e resorts acabaram envergonhados depois de se posicionarem como “o único resort de cinco estrelas da região” e não conseguirem entregar a promessa ou acordarem seus concorrentes para conquistarem mais estrelas. Em vez disso opte por comunicar, através do marketing, diferenciais que importam de fato para seus clientes e, depois, arremate com definições claras e uma promessa entregável.

Por exemplo, em vez de fazer uma vaga promessa sobre o “melhor sorvete”, a Koori (um pequeno negócio que assessoramos através da Atlanton) declara abertamente que é a primeira sorveteria artesanal de Taubaté com garantia de novos sabores todo mês.

Mas não basta ter um slogan se não disseminar ele por todo seu ecossistema de marketing, explore a fachada do jeito certo e use todos canais possíveis, até mesmo o WhatsApp.

Não se conforme com um posicionamento genérico. Tenha certeza que você pode responder NÃO a esta pergunta: “Outra empresa pode fazer o mesmo?”

 

Quer ajuda para aplicar na prática?

Me convide para ajudar você alavancar seu negócio (mesmo que ele ainda não exista) posicionando-o irresistivelmente no mercado. Há várias formas que eu posso te ajudar, seja por meio da Atlanton – minha agência de marketing para pequenas empresas – ou através de parcerias, palestras ou da famosa Maleta Preta (requer convite, solicite o seu aqui).

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