Sua fachada está adequada para seu tipo de negócio? E você sabia que uma fachada de loja pode aumentar (ou reduzir) suas vendas exponencialmente? Descubra como fazer o diagnóstico da sua fachada nesta aula (ou assistindo ao vídeo abaixo).

Inclusive eu até sugiro que preste muita atenção na terceira técnica, ela é uma sacada-segredo fantástica e muito aplicada por das grandes lojas varejistas de sucesso.

A sua fachada compõe seu arsenal de munições midiáticas e, eu particularmente, considero uma das armas mais poderosas para suas alavancar suas vendas. E falando em munições midiáticas, também acredito que possa se interessar em descobrir os 19 erros terríveis que as empresas cometem nas mídias sociais, evite-os a todo custo e faça muito sucesso na divulgação do seu negócio no Facebook.

Não estou exagerando quando afirmo que uma fachada de loja também colabora na arte de encantar clientes, afinal todos querem sentir se seguros e felizes comprando num negócio bonitinho, pelo menos.

Uma fachada de loja pode ser o elo de ligação entre o seu sucesso nas mídias sociais e o mundo real, para você ter uma ideia nossa agência de marketing e estratégia – Atlanton – responde todos os dias à centenas de seguidores e fãs que ainda não sabem onde fica a empresa. Vêm uma oferta, promoção ou evento e logo perguntam: “Onde fica esta empresa?“, na grande maioria das vezes ela  já passou pela rua várias vezes e sequer notou bendita empresa.

É deste problema que estou falando. Chega! Aprenda os 03 segredos nunca revelados publicamente para se ter uma fachada de loja que seja persuasiva, desperte a curiosidade e aumente suas vendas.

Sua fachada vai ajudar pessoas que estão comprando de você pelo WhatsApp encontrar sua loja mais facilmente, memorizar a fachada e também a localização.

Então vamos ao primeiro segredo, não muito secreto porém sem uma orientação profissional definitiva.

1º) Escolha a cor perfeita

A cor tem uma responsabilidade enorme numa fachada de loja, ela pode despertar emoções (certas e erradas), sentimentos (certos e errados) e também facilitar na conexão com sua identidade visual, proporcionando longanimidade na memorização.

Vermelho pode ser uma cor ideal para comigo enquanto você nunca verá uma funerária colorida, preto é perfeito para negócios de sedução, tais como: boates, casas noturnas e etc.

De acordo com o público-alvo que você deseja atingir, a escolha da cor é fundamental. Veja no gráfico abaixo que criei para você ter uma noção do impacto das cores nos homens e mulheres.

 

Cor ideal para fachada de loja incrível

 

Eu também achei que fosse importante criar uma tabela com a psicologia comercial completa das principais cores, claro que pode haver exceções no mundo negócios, pois vivemos na era da inovação, mas esta transformação pode custar uma ação de marketing onerosa para você transformar todo um mercado.

Significado cor ideal para fachada de loja incrível

Um exemplo claro de exceção é o Nubank, sua cor roxa jamais foi vista no segmento de instituições financeiras, mas lá está ele como ícone da inovação no mercado começou pela cor e vem conquistando o coração dos brasileiros, inclusive o meu. Embora ele tenha pensado fora da caixa, a cor faz todo sentido para o público-alvo que eles querem atingir, nada é por acaso.

 

2º) Você tem 2,8 segundos

Pesquisas apontam que este é o tempo que você tem para chamar atenção dos transeuntes e portanto, assim como outdoor, fachada de loja é leitura rápida. Quando você consegue atrair atenção este tempo amplia múltiplas vezes, porque é objetivo, legível e memorizável.

Menos é mais.

E se tem 02 coisas que você vai questionar o designer gráfico para que ele auxilie você no planejamento da fachada são:

Dicas Exclusivas

Evite colocar fotos, elas desbotam com o tempo e são marcadas pela acidez da água da chuva  (com pH que varia de 5 à 7, dependendo de cada região), enfim em pouco tempo aquela foto linda ficará uma bosta, bostona mesmo.

Além de foto esqueça, desenhos, excesso de sombras, efeitos, elementos visuais desnecessários, formas de pagamento e uma lista de telefones de contato (muito comum em imobiliárias e agências de turismo).

Facilite para seu cliente, há milhões de informações disputando espaço na memória dele, então coloque 01 ou no máximo 02 telefones com números de fácil memorização.

Ao planejar uma fachada de loja além de considerar a objetividade – ser clean – também leve em consideração todas as outras ao seu redor. Sua fachada deve se destacar das demais, então fique atento à escolha da cor de fundo e cause mais impacto.

Embora eu não recomende, em alguns mercados pode trazer resultados ainda melhores se for colocado as principais (no máximo 03 ou 04) linhas de produto/serviço que você oferece, para filtrar e qualificar as pessoas que você atraiu atenção.

Segredos para uma fachada de loja e empresa incrível

Nesta ilustração acima você pode perceber como a minha diretora de criação – Atlanton –   conseguiu limpar a fachada desta loja tornado-a mais atraente e de fácil memorização.

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)

 

3º) O segredo da fachada de loja que se vende sozinha

O grande segredo para atrair clientes, principalmente no varejo, é espelhar-se numa lição de psicologia da Disney para encantar clientes e convencê-los de que ela é irresistivelmente a melhor escolha.

Como assim Isack? Simples, sempre que você for a Disney observe que logo na entrada tem um senhor pintando um poste de luz (aquelas luminárias do seculo 19); Aquele poste é pintado todos os dias simplesmente para causar uma sensação de reinauguração nas pessoas que estão chegando para terem um dia de aventura inesquecível. Esta preocupação da Disney também afeta fisiologicamente seus convidados, uma vez que deixa claro sobre tudo ser novo, conferido e reajustado.

Em outras palavras:Você está seguro aqui. Vá se divertir, é tudo novo.

Então o que você deve fazer? Simples, mas seja disciplinado e crie o hábito de fazer uma reserva mensal para reformar ou trocar sua fachada todo ano, sim todo ano. E entenda por fachada de loja, todo exterior frontal da sua empresa incluindo: pintura das paredes, calçadas, e claro, o expositor em lona, acrílico ou ACM (Aluminum Composite Material).

E não é qualquer época do ano, tem o momento certo. Com exceção de alguns segmentos, mas o ideal dar um chapéu (reforma e retoque) todo novembro. Se for necessário troque toda fachada (se for lona), senão faça apenas uma reforma na pintur, dê uma boa lavada e polida no ACM.

O que isto vai causar de positivo para seu negócio?

Como isso pode redobrar minhas vendas ao ponto de cobrir meu investimento?

  • Você deixa claro que ficará mais um bom tempo no mercado, independente das circunstâncias.
  • As pessoas querem ser fiéis à lojas e empresas que se garantam em relação à própria sua permanência e longevidade no mercado.
  • Seus clientes verão você como ícone de qualidade e asseamento.
  • Sua empresa deixa claro que das portas para dentro o cliente encontrará bem estar, bom atendimento e organização.
  • Sua fachada sempre nova é como dizer: “Crie o hábito de comprar comigo, eu estarei sempre aqui.

Clientes fiéis não apenas compram regularmente mais, eles ajudam você a construir uma receita consistente com menor variação além de estarem mais propensos a defenderem sua empresa, espalhar para os amigos e engajar com sua empresa nas mídias sociais. Você poupa muito mais do que gasta, uma vez que programas de fidelidade, marketing digital e promoções exigirão menor ‘budget(orçamento) para terem resultados escaláveis.

E se você teimar em continuar com aquela fachada, o mínimo a se esperar é:

  • Esforços intermináveis de marketing para convencer e conquistar a preferência dos clientes.
  • Ninguém quer ser cliente FIEL de uma loja feia e suja, talvez você se mate para oferecer melhor preço e no final das contas seus clientes nem terão orgulho de falar sobre sua empresa ou sequer indicá-la aos amigos.
  • Uma fachada suja e desbotada deixa claro que tipo de atendimento, qualidade e higiene sua empresa irá oferecer, por mais que não seja real, esta é a sensação que uma fachada feiosa irá causar.

Mas porque novembro?

Biologicamente novembro é o mês em que nosso corpo começa a se preparar para as festividades natalinas, para as compras de fim-de-ano e também estamos mais abertos ao novo, afinal no próximo ano seremos novas pessoas, faremos diferente e cumpriremos nossas promessas… kkkkkkk, nós sabemos não vai ser assim, mas estranhamente nos preparamos em novembro para tudo isso, sem percebermos. É uma ação fisiológica coletiva, nos preparamos por instinto.

Então para a maioria dos segmentos, novembro é o mês ideal de atacar com uma nova fachada e deixar claro que sua empresa também quer fazer parte da renovação na vida do seu cliente.

Agora imagine que:

Você sempre vê uma empresa num mesmo lugar há um bom tempo, e estamos em novembro suas expectativas do ano novo se misturam as frustrações de um ano que passou e você não conseguiu realizar algumas coisinhas que precisam ser feitas.

E neste misto você busca refúgio você se lembra que logo vem Black Friday e você vai comprar algo bem legal, depois vem as festanças de natal e por fim um novo ano chega com novas possibilidades de realizações, opa…

De repente, que fachada nova é essa? Ficou bonita, nossa que cor bonita, tenho certeza que essa empresa vai bem, já estão se preparando para mais um ano também, assim como eu.

Logo você sentirá o desejo de aliar-se à coisas prosperar, que vão indo bem. Você também quer fazer parte disso!

 

Bônus Extra: Análise de uma fachada

Tenho uma agência de marketing e estratégia e idealizamos uma fachada ideal para nosso escritório, cada detalhe foi rigorosamente pensado para gerar impacto e destacar-se em meio ao ambiente físico que estamos inserido.

Observe a escolha das cores, objetividade e os pontos de impacto revelados.
Observe a escolha das cores, objetividade e os pontos de impacto revelados.

Vou revelar para você como chegamos à este modelo de fachada único e exclusivo, detalhando o significado e o impacto fisiológico de cada aspecto enumerado na ilustração acima.

  1. A marquise na cor verde associado à renovação, vitalidade e equilíbrio tem sua base menor que o ponto superior, que significa: “Vamos crescer juntos“. E a cobertura endossa e complementa esta mensagem: “Vamos crescer juntos numa jornada segura.”
  2. O recuo na porta de entrada com  plantas em vasos grandes, maçaneta enorme numa porta larga e escura sugerem à você uma oportunidade óbvia que resultará numa jornada sólida, humanizada e confiável.
  3. O letreiro em acrílico e recuado propõe que a agência será uma retaguarda para o seu sucesso, a sua decolagem simplesmente acontecerá e as pessoas não precisarão saber como nem exatamente de onde ela partiu (principalmente os concorrentes).

Talvez você não tenha condições físicas e financeiras (embora não este modelo foi econômico e de baixíssimo custo, o segredo foi apenas criatividade planejada), mas é hora de repensar como você pode ser irresistível para seus clientes e coloque a mão-na-massa.

Esta fachada recebe manutenção todo novembro, é assim que fazemos e continuaremos. Então para alguns retrógrados pode parecer exagero, mas uma vez por ano é tempo ideal para uma maquiada no rosto do seu negócio, então conhecida como: fachada de loja.

 

 

 

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