Criar uma cadeia de ações para motivar funcionários é tão importante quanto vender, gerir finanças e aferir qualidade do serviço. Funcionários infelizes são improdutivos, contagia toda equipe e causam fortes danos à saúde de qualquer negócio. E lembrando que manter o bem-estar mental e a felicidade de sua equipe são cruciais para o sucesso da sua empresa.

Evitar isso agora pode custar caro para seu negócio mais tarde. Seja por meio de um time ineficiente ou de alta rotatividade na contratação de pessoas. E diferente do que você imagina, promover a satisfação no trabalho não custa caro, pelo contrário, motivar funcionários é bem mais barato que contratar ou ter queda na qualidade, volume de vendas e descomprometimento.

Eu ministro palestras por vários anos com foco na otimização da produtividade e no desenvolvimento do potencial humano em todas as dimensões. Eu reuni as principais dicas para motivar funcionários.

 

1º DICA – Considere cada um deles, um indivíduo.

Entenda que diferentes funcionários têm necessidades diferentes. Não são todos os incentivos não motivam necessariamente todos os indivíduos. Você precisa conhecer cada membro da sua família empresarial e mostre que está compreendendo, sendo flexível em suas situações específicas.

Quer um exemplo? Tive um funcionário que tinha um relacionamento à longa distância, decidimos deixá-lo ir embora mais cedo todas as tardes de sexta-feira. E como resultado ele tornou-se mais legal, grato e inclinado à fazer horas extras durante a semana para manter sua carga horária.

 

2º DICA – Elogie e faça comentários produtivos.

Eu acredito em elogios públicos, então quando alguém faz um bom trabalhos nós o parabenizamos na frente de todos. E não precisa ser um evento, faça naturalmente. Comentários encorajam e constrói um ambiente mais positivos, que por sua vez é reinvestido ao negócio em forma de produtividade.

Nesta dica para motivar funcionários, é importante ser autêntico e legítimo. Encontre algo que tenha te impressionado, mesmo que seja tão simples. Geralmente nós, na Atlanton, fazemos oito avaliações mensais, o que por si já é uma boa oportunidade para incentivar a equipe, esclarecer quaisquer problemas e realinhar as pretensões dos colaboradores com as expectativas da empresa.

 

3º DICA – Lidere pelo exemplo ao motivar funcionários

Uma equipe produtiva precisa de um líder produtivo. Incorpore a marca da empresa e seja fiel à sua ética pregada. É importante que os funcionários vejam você colocar tanta energia quanto eles – se não mais. Se você começa ficar relaxadão toda manhã de sexta-feira, isso vai impactar em toda sua equipe.

Um bom líder lidera pelo exemplo, modelando em si mesmo os comportamentos que espera da equipe. Esteja sempre entusiasmado com novos desafios, mostre animação real pelos projetos e demonstre seu amor pelo trabalho.

 

4º DICA – Incentive eles a terem férias (inesquecíveis)

Alguns colaboradoras preferem negociar suas férias, mas o fato é que todos precisam de férias para operar com todo seu potencial. Isso também mostrará ao seu time que você se preocupa com o bem-estar deles. Dê dicas de viagens, restaurantes, parques e lugares para eles irem se divertir coma família, tirar fotos e terem momentos inesquecíveis.

Nós inclusive permitimos e incentivamos que nossos colaboradores tirem alguns dias por ano se envolverem com a comunidade em atividades sociais. Isso ajuda eles a expandirem seus kits de habilidades através do desenvolvimento pessoal.

 

5º DICA – Dê bônus verticais (sem extrapolar)

Promova eventos rápidos, econômicos e descontraídos para motivar funcionários.
Promova eventos rápidos, econômicos e descontraídos para motivar funcionários.

Às vezes, são as pequenas coisas que contam. Bônus verticais são aqueles caprichos que você pode fazer diariamente como levar frutas, donuts e serví-los água durante o dia para que mantenham-se hidratados. Repito: “Eu disse para você servir”. Você pode também motivar funcionários oferecendo uma massagista todo mês para que possam ganhar um impulso na saúde. Ah! Vale também organizar uma tarde de churrasco e etc.

Sempre que possível, convide a equipe a trazer suas famílias também. As vezes eles chegam atrasados em casa devido à um trabalho extra, então tenha isso como um gesto de gratidão.

 

6º DICA – Dê autonomia à sua equipe

É óbvio que os novatos precisam de instruções e orientações claras, mas uma vez que estão no caminho certo, solte as rédeas. Deixe-os ser liderados por sua própria iniciativa e elogie-os em suas iniciativas. Além de inspirar a autoconfiança, esta abordagem ”mãos livres” permite que os funcionários naveguem pela jornada de trabalho com novas expectativas, expondo suas ineficiências, oportunidades inexploradas e inovações potenciais.

Temos uma regra clara na Atlanton, para que sejam proativos no quesito inovação, todos podem errar… uma vez em cada ideia nova.

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7º DICA – Tenha uma cultura de “sem gestão de culpa“.

Quando algo der errado não tente distribuir e gerenciar a culpa; analise os motivos e mude o que realmente causou a questão em primeiro lugar. Aprendam e melhorem juntos. Se você está sempre apontando o dedo, os funcionários se sentirão tensos, o que pode restringir a iniciativa e a inovação.

Mesmo que um funcionário tenha cometido uma ofensa grave, considere isso como uma oportunidade para revisar seu processo de recrutamento. Pode ser que você não esteja fazendo as perguntas certas na entrevista.

 

8º DICA – A chave está na comunicação.

Esteja sempre disponível à comunicação com seus funcionários e ouça suas idéias, eles se sentirão mais conectados ao desenvolvimento do negócio e, portanto, mais motivados para contribuir para o seu futuro. É fácil, como dono do negócio, distrair-se com seus próprios objetivos. Mas o mundo dos negócios mudou, agora é mais importante do que nunca que a equipe seja informada sobre as mudanças nas circunstâncias.

Eu recomendo duas reuniões semanais (super rápidas, e os melhores dias são quarta e quinta-feira) sendo a primeira administrativa e a segunda coletiva, assim você compartilha os sucessos da semana e o que está acontecendo na empresa como um todo.

Eu adoro a política da “porta aberta” e por isso meu escritório é totalmente aberto para que eu possa ouvi-los sempre que possível.

 

9º DICA – Seja flexível

Embora todas empresa deve ter manual de operações e acordos de cargo para estabelecer padrões, esteja preparado para ser flexível para pedidos razoáveis​. Respeite que seus funcionários tenham vidas pessoais para se equilibrar com seus compromissos de trabalho. E não exerça pressão demasiada sobre eles quando, por exemplo, eles precisam pegar seus filhos na escola, cuidar de um parente doente ou sair cedo para que uma máquina de lavar roupa seja entregue.

Ache um jeito de ajudar e você conquistará a lealdade deles.

Nós evitamos a perca da produtividade ajudando-os a manterem-se antenados com o trabalho mesmo à distância. Por exemplo, explore ferramentas de acompanhamento via e-mail em seus smartphones ou computadores pessoais.

Se você quer e pode ser particularmente generoso, ofereça uma folga adicional no aniversário de seus colaboradores. Isto comprova seu compromisso de reconhecer a importância do equilíbrio entre o vida profissional e pessoal. Um dia de folga pago é o melhor presente que você pode oferecer.

 

10º DICA – Faça as pequenas coisas corretamente

Não subestime a importância dos fundamentos básicos para um ambiente de trabalho positivo. Desde de banheiros bem conservados, instalações de cozinha básicas e água da torneira filtrada – conveniências que não custam caro.

Muitas vezes é possível corrigir rapidamente muitas das queixas do dia-a-dia que incomodam seus colaboradores, bastando para isso ouvir o feedback de seus funcionários sobre o seu local de trabalho.

 

11º DICA – Seja uma empresa conhecida

Humanize seu negócio tornando-o presente nas mídias sociais.
Humanize seu negócio tornando-o presente nas mídias sociais.

Ter presença de mercado deixa seus colaboradores orgulhosos, ninguém quer trabalhar para um negócio que não tenha visibilidade. Use as mídias sociais para isso e construa uma estratégia de marketing eficiente para que seus colaboradores sintam que você reinveste no negócio que é parte da história deles.

Lembre-se: “Neste século, as pessoas não querem mais trabalhar para os outros, mas pelos outros”.

Com estas técnicas fundamentais estou certo de que você terá construído, dia após dia, uma equipe leal, produtiva e proativa.

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