Montar um home office barato e perfeito parece complicado, mas não é. Vou te revelar 05 truques que vão facilitar a sua vida.

Bom, mas primeiramente. Porque você deveria escolhar trabalhar em casa num confortável home office? Na verdade já são mais de 12 milhões de brasileiros que escolheram trabalhar em casa. O que representa 32,5% da população economicamente ativa. Esta é uma informação dada pelo jornal O Estadão que obteve estes dados em 2015 através da  Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e também da International Telework Academy.

Esta tendência sugere que as pessoas estão cada vez mais optando por flexibilidade e conveniência que um formato de trabalho tradicional. Trabalhar em casa tornou-se uma maneira cada vez mais atraente de aumentar a produtividade no trabalho.

Hoje eu quero ajudar você a montar um home office barato e perfeito, criando um espaço ideal para seu escritório em sua casa. Confesso que pode não ser uma tarefa fácil, mas com truques criativos e opções de iluminação para transformar sua estação num ambiente acolhedor e produtivo, então ficará bem mais fácil.

Vou te oferecer toda a inspiração que você precisa para projetar um home office barato e super bacana.

 

1. Home office barato é home office funcional.

Ter um home office significa ter uma estação de trabalho personalizada. Ele tem que atender ao seus propósitos específicos, por isso é importante considerar o que você realmente gostaria que seu espaço fizesse.

  1. Você pretende receber clientes nele?
  2. Ou você só precisa do básico?
  3. Você tem um trabalho criativo ou analítico? Extrovertido ou conservador?
  4. Mantenha a funcionalidade como algo prioritário em sua mente ao planejar o layout e recursos do seu home office.
  5. Você tem filhos? Eles ficam em casa?
  6. Qual seu horário de melhor produtividade?

Pense em como você pode precisar do espaço nas próximas semanas e meses.

No meu caso, eu recebo clientes em meu escritório, então tive que criar um ambiente com 04 cômodos essenciais. Veja como cheguei no meu projeto perfeito:

  • Recepção: Para que as pessoas aguardem ou que ao serem atendidas ainda na entrada, não possam ter acesso audiovisual à War Room.
  • War Room (Sala de Guerra): Neste local acontecem as plenárias, reuniões, workshops e sessões de coaching ou mentoria com meus clientes.
  • Laboratório de Criatividade: Este é o centro nervoso do meu escritório, nesta outra sala estão as pessoas responsáveis pelo planejamento estratégico, produção e operações comerciais.
  • Sanitário: Sim, eu tive o cuidado de inserir o banheiro para que todos (meus clientes e minha equipe) tenham acesso à ele sem terem que acessar meu espaço familiar que chamo de lar-doce-lar.

Mesmo que você esteja começando faça desde já um rascunho do seu projeto ideal. Assim você trabalhará em prol de realizá-lo.

 

2. Deixe com a sua cara, isso é bom!

Não tente replicar o design de um showroom colocando as mobílias exatamente como deve ser num escritório. Eu recomendo que você imponha sua própria personalidade no interior seu home office. Se um visual em particular atrai você, leve isso em consideração e veja como seu ambiente ficará mais adequado ao seu modo de pensar.

É claro que o profissionalismo continua sendo fundamental, mas ter uma sala característica ajudará você a relaxar e permanecer em estado de ‘flow‘, fluindo pela vida. No meu caso, meu lugar favorito é no laboratório de criatividade junto com minha turma e minha adorável esposa, para mim, é simplesmente perfeito.

Nada que aplicamos em nosso laboratório de criatividade ficou muito caro, mas ficou bem característico e inspirador. Então vou revelar algumas dicas preciosas que eu usei estruturar meu home office e você também pode montar um home office barato, produtivo e acolhedor:

  • Parede escrevível pintada de preto com tinta lousa, eu particularmente gostei do resultado da Coralit. Mas existem também adesivos lousa, eu encontrei neste site com preços a partir de R$ 30.
  • Aplicamos detalhes coloridos numa borda com 04 cores vivas deixando tudo bem inspirador e criativo.
  • Bancada para 04 estações de trabalho, super funcional e interativa.
  • Diversas lousas brancas feitas de MDF Lacca na cor branca da marca Eucatex, o uso (escreve/apaga) é muito bom.

Então sinta-se à vontade para revestir as paredes com adesivos ou até papéis de parede com cores que façam você se sentir bem, você pode aprender tudo sobre cores no ambiente de trabalho neste artigo exclusivo no Brasil (embora seja focado em cores para fachada, veja como tem detalhes incríveis sobre o impacto fisiológico das cores), e que também estejam em harmonia com a identidade visual do seu negócio, isso ajuda muito a lembrá-lo do propósito daquele ambiente.

Ter paredes mais claras trazem boas inspirações e mantém o espaço mais amplo e sua mente descomprimida. Eu recomendo a misturas ecléticas de cores fortes, mas com muita moderação. E lembre-se de manter a consistência nas sombras para que sua criatividade flua sem distração.

 

3. O cérebro mecânico do home office

Um aspecto muito negligenciado no home office é a escolha do equipamento certo. Isto vai te economizar muito tempo e dinheiro, além de aumentar sua produtividade no longo prazo. Um computador ou notebook que funcione bem, sem travamentos, pode custar um pouco mais, mas não economize nisso.

Faça o que for preciso mas não perca minutos valiosos da sua vida esperando que um arquivo ser aberto. Eu sofri muito até aprender que não vale mesmo pena economizar nos equipamentos.

Eu era tão abestado que por alguns anos convivi com o drama de perder trabalhos, destravar ou reiniciar computador, e ter que recomeçar um trabalho tudo de novo.

E se você pensar bem não faz muito sentido, porque escolhemos trabalhar em casa num confortável home office para aproveitar melhor cada minuto da vida. E então, depois de toda esta filosofia, você se pega estressando e perdendo tempo com travamentos? Não economize no upgrade nos equipamentos.

Veja alguns requisitos mínimos para ter máxima produtividade num home office barato, mas de alta performance.

  • Smartphone com boa câmera para chamadas de vídeo.
  • Internet via ADSL + WiFi com, no mínimo, 10 megas (sim, isto é suficiente se você souber canalizar bem)
  • Internet 4G para você trabalhar também fora do seu home office. Talvez queira ir a praia, piscina, viajar… enfim.

Caso você esteja com pouco capital, então tente procurar por equipamentos usados ​​(em excelente estado de uso) em sites como Mercado Livre.

trabalhar-em-casa-no-seu-home-office-barato-e-funcional 05 truques para montar um Home Office barato e perfeito

 

4. Privacidade, o segredo do sucesso no home office.

Como esta dica por ajudar você a ter um home office barato e perfeito? Estranho não?

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)

Quando eu digo barato, há várias vertentes à serem exploradas. Particularmente para mim, barato não significa apenas preço baixo, mas também:

  • Economia de energia orgânica, poupando-lhe suas forças vitais para produzir mais em menos tempo;
  • Economia de tempo para produzir mais e ganhar mais dinheiro;
  • Custo benefício de toda estrutura física considerando: preço x resultado. Afinal, mais resultado é mais dinheiro.

Então, administrar o tempo é o grande segredo do sucesso no home office. E desde já, confesso, é difícil mas considere aprender com o tempo.

Então fique antenado porque caso seu sustento dependa desse trabalho, então manter um limite entre vida pessoal e trabalho pode ser muito importante. Assim você garante ter um local privado e livre de tentação para que você possa se concentrar nas atividades profissionais.

Quando não é possível ter um home office separado da sua residência, como no meu caso que é separado por um jardim, então mantenha-o num cômodo mais isolado (quarto, por exemplo) e longe de áreas de vivência, para que não tenha distração com o restante da casa.

Se você mora em um bairro particularmente barulhento – sempre fugi disso – as vidraças duplas podem ajudar a bloquear o ruído do tráfego. Então caso trabalhar em casa, seja parte do seu plano de longo prazo, vale a pena considerar isso.

 

5. Gerar resultados, efetivamente.

Não adianta ter um home office barato e perfeito se você negligencia os resultados baseados na sua produtividade. Garanta estar entregando aos seus clientes e empregadores mais do que seria possível se você trabalhasse atrofiado num escritório em horários padrões.

Ninguém quer saber se você está de pijama, sunga ou terno. Gere resultados, entregue mais do que promete, faça valer a pena trabalhar em casa produzindo mais, muito mais.

Alguns truques ajudarão você a ter mais foco, produzir e gerar mais resultados. São coisas simples mas que desempenham um papel fundamental na produtividade.

A iluminação, por exemplo, é outro fator que julgo extremamente importante, por isso vale a pena garantir que seu escritório permaneça iluminado o suficiente para manter o foco – seja dia ou noite.

Se o seu home office não é abençoado com luz natural, então coloque iluminação em todos os cantos escuros da sala. A iluminação da mesa também é importante, principalmente nos dias mais nublados do inverno. Na verdade se você pesquisar bem encontrará por um preço razoável iluminações de LED super econômicas.

Outro detalhe importante é a ergonomia, não poupe na escolha de boas cadeiras ajustáveis e também nos apoios de pés. Este é um fator crítico e irá colaborar por dias mais produtivos sem dores nas costas, pernas e braços.

Levo também a sério a questão da ergonomia que não dispenso uma visita presencial a um show-room para experimentar a mobília que passarei horas sobre ela. E recomendo que você também faça isso!

Trabalhar em casa no seu próprio Home Office é um estilo de vida que conquista cada vez mais adeptos. Criar um espaço em casa que promova produtividade e eficiência pode parecer difícil, dadas as várias distrações que você pode enfrentar.

Mas eu creio isso, como tudo na vida, pode ser treinado e aprendido. Pessoas focadas em resultado podem estar em qualquer lugar do mundo, que bastam as ferramentas certas e pimba! o trabalho está feito. As estatísticas comprovam que o trabalho em casa pode ser menos perturbador do que o modo tradicional num escritório.

E-book » 300 Dicas de Marketing para Midias Sociais (Isack Wesller)